Jader deixa presidência do Senado na terça-feira



O presidente do Senado, Jader Barbalho, anunciou que vai renunciar ao cargo na próxima terça-feira (dia 18), em discurso no plenário da Casa. O senador destacou que sua decisão é uma contribuição para acabar com a crise que atinge a instituição, deflagrada, segundo afirmou - "e até a velhinha de Taubaté sabe disso" - com sua decisão de enfrentar o ex-senador Antonio Carlos Magalhães, lançando-se candidato à presidência do Senado.

Jader negou a existência de qualquer acordo político em torno de sua saída da presidência do Senado e de sua permanência como senador pelo Pará, apesar do processo que poderá sofrer no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Ele observou que há precipitação e pré-julgamento no noticiário sobre as investigações de comissão especial do Conselho de Ética em torno das suspeitas de seu envolvimento no desvio de recursos do Banpará.

- É absolutamente prematuro, na medida em que o Conselho de Ética sequer votou a admissibilidade do processo, a inconsistência do relatório apresentado é uma brutalidade e estou sendo acusado de quebra de decoro por tentar me defender, coisa que nunca foi vista sequer durante a ditadura militar - enfatizou.

Jader Barbalho insistiu em que está sendo vítima de uma "vendetta política" e disse confiar em que, após renunciar à presidência da instituição, poderá dedicar-se à defesa dos interesses do Pará no Congresso e em Brasília. Ele informou que pretende passar o final de semana na cidade, "meditando e preparando o discurso da renúncia".

A respeito dos nomes para sua sucessão na presidência do Senado, Jader observou que a escolha será da bancada do PMDB na Casa, "sob a coordenação do líder da bancada". Ele evitou manifestar sua preferência, ressaltando que os nomes em especulação, como os dos senadores José Sarney (AP), José Fogaça (RS) e José Alencar (MG), citados pelos repórteres durante a entrevista, são "todos credenciados". Jader confirmou que pretende participar da reunião que vai indicar seu sucessor. E previu que já na quarta-feira (dia 19) a escolha poderá ser feita.



14/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jader deixa presidência do Senado com ataques a PFL

Jader irá renunciar à presidência do Senado

CMO deixa escolha de presidente e relator do Orçamento de 2014 para terça-feira

Jader anuncia que voltará à Presidência do Senado

Simon aconselha Jader: "renuncie à Presidência do Senado"

Jader renuncia à Presidência do Senado e diz que não feriu decoro parlamentar