Jarbas Vasconcelos volta a defender perda automática de mandato



Em pronunciamento nesta terça-feira (02), o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) voltou a defender a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2013, que altera o artigo 55 da Constituição para tornar automática a perda do mandato parlamentar no caso de condenação por improbidade administrativa ou por crime contra a Administração Pública.

Para o senador, o sentimento de impunidade é o que mais ofende a sociedade, exigindo uma resposta clara, transparente e contundente.

- Se antes era oportuna, agora a proposta se faz urgente, em resposta célere ao clamor popular, e para atender em grande parte às expectativas da maioria das pessoas que está nas ruas - observou.

Jarbas Vasconcelos pediu novamente o apoio dos demais parlamentares e disse ter convicção de que a matéria é fundamental para a agenda positiva do Congresso.

O parlamentar ainda apontou vantagem da proposta em relação à realização de um plebiscito para discussão da reforma política, defendida pela presidente Dilma Rousseff.

- A PEC 18 é uma proposta coerente e honesta, pronta para ser apreciada – disse.

No entanto, o senador sugeriu que, caso o plebiscito seja aprovado, a população também seja consultada sobre a perda de mandato dos parlamentares por improbidade administrativa. Ele acrescentou ter certeza sobre a resposta e propôs ainda que esses mesmos políticos não exerçam funções na Mesa Diretora, de liderança, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e no comando de comissões permanentes e temporárias.

Para Jarbas, a aprovação da matéria na Casa seria a demonstração de que o Senado está disposto a "cortar na própria carne”, sem apelos ao corporativismo e sem permitir a impunidade e a corrupção.

A proposta encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda relatório do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo.

- Tenho certeza de que poderá haver um entendimento entre o presidente da comissão, o senador Vital do Rêgo, e o relator, para que a proposta figure na pauta e seja aprovada rapidamente - concluiu.



02/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos critica deputado por se opor à PEC da perda automática de mandato

Jarbas propõe perda automática de mandato em caso de condenação por improbidade

Jarbas pede votação de PEC que determina perda automática de mandato de condenados por corrupção

Jarbas critica não votação de perda automática de mandato para parlamentares condenados

Jarbas chama agenda positiva de 'lorota' e defende perda automática de mandato em caso de corrupção

Jarbas Vasconcelos defende perda de mandato de parlamentares condenados