Jarbas Vasconcelos alerta para a volta da inflação
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) alertou para os riscos que o Brasil corre com "o crescimento alarmante da inflação". Em pronunciamento nesta quarta-feira (4), o parlamentar lembrou que a alta da inflação vem sendo alertada desde o ano passado, "quando o [então] presidente fez uma verdadeira farra do crédito fácil e dos gastos públicos para empinar a candidatura da então ministra Dilma Rousseff".
O parlamentar afirmou que os representantes do governo tentam justificar a alta da inflação com o crescimento da economia. A desculpa, acrescentou, tem sido usada também para as dificuldades de infraestrutura que o país vive atualmente, como o sucateamento dos aeroportos e a falta do etanol.
- O que o governo precisa é combater as causas da inflação, como, por exemplo, seus gastos correntes. Ninguém leva a sério as promessas de austeridade, de corte das despesas. Dessa forma, a falta de credibilidade do governo transforma-se num combustível volátil que alimenta as expectativas inflacionárias - afirmou.
Jarbas Vasconcelos citou pesquisa do jornal O Estado de S. Paulo para refutar a outra justificativa do governo para a alta da inflação, de que ela decorre da alta internacional dos preços dos alimentos.
O senador ressaltou que os técnicos da área econômica do governo estudam agora "formas de impedir que a inflação acelerada traga de volta outro grande mal, que é a indexação, um verdadeiro câncer que contaminou a economia brasileira até a chegada do Real".
O senador foi apoiado, em apartes, pelos colegas Alvaro Dias (PSDB-PR), Ana Amélia (PP-RS), Mário Couto (PSDB-PA) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
04/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jarbas Vasconcelos alerta para riscos de flexibilizar Lei de Responsabilidade Fiscal
Jarbas Vasconcelos alerta oposição para estratégia de cooptação de Lula
Jarbas Vasconcelos condena "excessos" da PF e alerta para risco de Estado policialesco
Jarbas Vasconcelos volta a defender perda automática de mandato
Mário Couto alerta para volta da inflação
JEFFERSON PÉRES ALERTA PARA A VOLTA DA INFLAÇÃO