Jarbas Vasconcelos diz que votará contra nova CPMF e taxação das cadernetas de poupança



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) classificou de absurdas as propostas do governo federal de criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS) e de nova taxação das cadernetas de poupança com saldos superiores a R$ 50 mil. Para o senador, "só a ganância explica" essas duas iniciativas do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

- Vou votar contra as duas, por considerar que o governo dispõe de outros instrumentos para melhorar sua gestão que não seja a criação de novos impostos - disse.

Jarbas Vasconcelos afirmou que as despesas com custeio do governo federal subiram 99,7% entre 2003 e 2008, o que, em sua opinião, demonstra "o caráter esbanjador" e a "compulsão por gastos inúteis" do governo Lula.

O senador lembrou que, quando a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) foi extinta pelo Senado, os governistas afirmavam que o Brasil iria entrar em colapso sem os recursos oriundos dessa contribuição.

- Mentira. O que tem prejudicado o bom funcionamento da saúde no Brasil é a inoperância do governo em gerir os recursos que dispõe para a área - opinou.

Para o senador pernambucano, o Sistema Único de Saúde (SUS) necessita de urgente reformulação.

Quanto à proposta de taxação das cadernetas de poupança, Jarbas Vasconcelos disse que bastaria o governo federal reduzir a tributação sobre o rendimento dos títulos públicos para evitar a fuga de recursos dos fundos de renda fixa para a poupança.

- Esse governo gosta mesmo é de aumentar e criar novos impostos para que possa manter sua política gastadora. Espero que esta Casa não assine embaixo dessas propostas absurdas encaminhadas pelo governo Lula - conclamou.

Jarbas Vasconcelos disse aindaque o Congresso Nacional deveria promover as chamadas reformas política e tributária, ao invés de aprovar projetos que aumentam a já alta carga tributária brasileira.



23/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos contesta argumentos do governo e reitera que votará contra a CPMF

Papaléo Paes discursa contra proposta de taxação das cadernetas de poupança

Jarbas Vasconcelos é contra "CPMF transgênica"

Jarbas Vasconcelos diz que combater prorrogação da CPMF é "dever cívico"

Jarbas Vasconcelos enumera cinco razões para não aprovar a CPMF

Jarbas Vasconcelos enumera cinco razões para não aprovar a CPMF