Jarbas Vasconcelos pede que seja votada proibição de coligações partidárias nas eleições proporcionais



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) pediu nesta quinta-feira (21) a inclusão na ordem do dia (pauta de votações do Plenário) da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29/07, de sua autoria, que autoriza coligações partidárias apenas nas eleições majoritárias (presidente, governadores, prefeitos e senadores). As coligações ficariam vedadas, portanto, nas eleições proporcionais, nas quais são eleitos deputados federais, estaduais e distritais e vereadores.

Jarbas Vasconcelos lembrou que a matéria, que modifica o artigo 17, parágrafo único, da Constituição, foi aprovada em agosto no ano passado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Agora depende do presidente da Casa e dos líderes partidários para ser levada ao Plenário, onde terá de ser apreciada em dois turnos de votação.

- Uma vez que a realização da reforma política revelou-se um fracasso, penso que a proibição das coligações nas eleições proporcionais seria um primeiro passo no sentido do fortalecimento dos partidos - disse o parlamentar, que leu trecho de um editorial favorável à matéria publicado no jornal O Estado de S. Paulo.

"A aprovação da PEC será um avanço histórico para o saneamento da política brasileira, pois ferirá de morte as infames legendas de aluguel, que vendem espaços no horário eleitoral em troca de participação nas chapas", diz o editorial.

Na presidência da sessão, o senador Alvaro Dias disse considerar urgente a votação da PEC, em razão dos efeitos que traria para o quadro político.



21/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos defende extinção das coligações partidárias em eleições proporcionais

Jarbas Vasconcelos defende fim das coligações proporcionais

SENADO APROVA PROIBIÇÃO DE COLIGAÇÕES NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS

SENADO VOTA NA TERÇA PROIBIÇÃO DE COLIGAÇÕES NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS

SENADO VOTA NA TERÇA PROIBIÇÃO DE COLIGAÇÕES NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS

SENADO VOTA NA TERÇA PROIBIÇÃO DE COLIGAÇÕES NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS