Jarbas Vasconcelos defende fim das coligações proporcionais
O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) destacou em pronunciamento, nesta segunda-feira (12), que sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29/2007 para o fim das coligações proporcionais está há seis anos em tramitação. Ele atribuiu a lentidão do processo a questões político-partidárias e afirmou que a matéria não foi aprovada “porque assim não quiseram os últimos presidentes do Senado”.
- Talvez por eu ser um dissidente do PMDB, não concordar com o apoio ao PT, discordar da orientação do comando nacional do partido. A verdade é que fui sabotado, repetidamente, de forma escancarada – disse.
O parlamentar também mencionou que, na criação da comissão para debater a reforma política, a sua proposta acabou prejudicada por outra do então presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Jarbas disse que a PEC 40/2011, de Sarney, é idêntica à sua e teve parecer favorável, apesar de o Regimento Interno da Casa estabelecer que, nas tramitações em conjunto, tem precedência a proposta mais antiga.
A PEC 29/2007 altera a Constituição, para admitir coligações eleitorais apenas nas eleições majoritárias, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.
Jarbas disse que o principal objetivo é reduzir as chamadas “legendas de aluguel” e denúncias de vendas de emendas para prefeituras ou governos estaduais.
- Caso a minha PEC tivesse sido aprovada, o Brasil já teria uma grande mudança no seu sistema político-eleitoral – afirmou.
12/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jarbas Vasconcelos defende extinção das coligações partidárias em eleições proporcionais
Jarbas Vasconcelos pede que seja votada proibição de coligações partidárias nas eleições proporcionais
Marco Maciel defende o fim das coligações nas eleições proporcionais
Jarbas Vasconcelos defende Conselho Nacional de Justiça
Jarbas Vasconcelos faz criticas ao governo e defende Lei de Responsabilidade Fiscal
Jarbas Vasconcelos defende valorização da educação em presídios brasileiros