Jarbas Vasconcelos quer discutir decreto que considera prejudicial às regiões Norte e Nordeste



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) anunciou que apresentará requerimento para realização de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) destinada a discutir o Decreto 6.539, editado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 18 de agosto. De acordo com o senador, o decreto inviabiliza os incentivos para empresas instaladas nas Regiões Norte e Nordeste.

O parlamentar sugeriu que sejam convidados para a audiência pública o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; o chefe da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Paulo Fontana; e a secretária da Receita Federal, Lina Vieira. Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) sugeriu que a audiência se faça de forma conjunta com a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) e seja convidado também o diretor da Sudene, ex-deputado Benito Gama.

Jarbas Vasconcelos explicou que o decreto estipula que as empresas que pleitearem incentivos fiscais para diversificação e modernização devem dobrar a produção.

- Não há demanda nem mercado suficiente para uma duplicação de produção de forma instantânea, sobretudo em época de uma crise como esta que atravessamos - afirmou.

Segundo o senador, estudos preliminares da Sudene mostram que nenhum dos projetos aprovados nos últimos anos com base na sistemática anterior alcançaria os requisitos estabelecidos no novo decreto presidencial. Para ele, trata-se de uma medida para acabar com os benefícios fiscais concedidos pela Medida Provisória 2.199/01. Essa MP estabeleceu que as empresas que apresentassem projeto de instalação, ampliação, modernização ou diversificação em setores prioritários para o desenvolvimento regional teriam direito à redução de 75% do Imposto de Renda devido.



22/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos considera reforma política "a mãe das reformas"

Jarbas Vasconcelos critica proposta do Planalto de reajustar mínimo por decreto

Jarbas Vasconcelos acusa governo Lula de paralisar obras de irrigação no Nordeste

Nery diz que as Regiões Norte e Nordeste são discriminadas

Universidade federais serão instaladas nas regiões Norte e Nordeste

Novas cultivares de soja chegam às regiões Norte e Nordeste