Jarbas Vasconcelos responsabiliza governo pelo "caos aéreo" e elogia Jobim



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) criticou o governo Lula, responsabilizando-o pelo "caos aéreo", mas elogiou a nomeação de Nelson Jobim para o Ministério da Defesa - "uma boa notícia, diante de tantas trapalhadas governamentais". O senador desejou que o governo acerte, pois o que está em jogo, disse, não é uma questão de oposição contra governo e de governo contra oposição.

- O mais importante é que o Brasil volte a ser um país seguro para voar, que sejam respeitados os direitos dos passageiros e que o governo federal exerça o seu papel de gestor e fiscalizador do setor aéreo - afirmou.

Durante a maior parte do discurso, Jarbas Vasconcelos criticou o governo que, em sua opinião, se caracteriza pelo "descalabro, inércia, irresponsabilidade, incompetência, negligência, ineficiência, falta de autoridade, indignidade, má gestão, falta de compostura, desumanidade".

- Quem imaginaria que a Aeronáutica fosse condecorar com a Medalha do Mérito Santos Dumont os dirigentes aloprados da Agência Nacional de Aviação Civil, em plena semana do acidente de Congonhas? De pioneiros da aviação, passamos para a vanguarda da desorganização e do cinismo - afirmou o representante pernambucano.

Jarbas Vasconcelos disse que, no caso do setor aéreo, inexiste planejamento, inexiste articulação entre o comando da Aeronáutica, a Agência Nacional de Aviação Civil e a Infraero.

- São várias cabeças e nenhuma delas age objetivamente para enfrentar o problema - analisou o parlamentar.

Nas críticas ao governo, Jarbas Vasconcelos recebeu apoio em apartes do presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), do líder do DEM, José Agripino (RN), e dos senadores do estado que representa, Marco Maciel (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB). Recebeu ainda apartes dos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Mão Santa (PMDB-PI) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

José Agripino, que aparteou Jarbas Vasconcelos depois das afirmações do senador por Pernambuco sobre a nomeação de Nelson Jobim, também elogiou o novo ministro da Defesa. As referências ao ministro Jobim foram feitas ao final do discurso.

- Trata-se de uma pessoa séria e competente, que demonstrou a sua capacidade de trabalho nos diversos postos que ocupou, seja como deputado federal, ministro da Justiça e ministro do Supremo Tribunal Federal. Por seu passado, acredito que poderá corrigir muitas das omissões e dos erros cometidos pelo governo - declarou Jarbas Vasconcelos.



02/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos critica reforma tributária proposta pelo governo

Marta Suplicy responsabiliza Prefeitura de São Paulo pelo caos gerado pelas chuvas na cidade

Alvaro Dias diz que caos aéreo é sintoma do caos governamental

Jarbas Vasconcelos elogia investigação de sumiços de adversários da ditadura militar

Jarbas Vasconcelos propõe rejeição de vetos não analisados pelo Congresso

Senadores vão debater com o governo e a Anac ‘caos aéreo’ no Norte e Nordeste