Jayme Campos assume relatoria do projeto que isenta 13º salário do IR



O presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Jayme Campos (DEM-MT), assumiu a relatoria do projeto de lei que isenta o décimo terceiro salário do Imposto de Renda (IR) das pessoas físicas (PLS 266/2012). A proposta é do senador Lobão Filho (PMDB-MA) e depois de aprovada na CAS será encaminhada à decisão terminativa da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Na avaliação do autor, a lei que trata do imposto de renda (Lei 7.713/1988) possui “distorções”, razão pela qual decidiu apresentar o projeto. Segundo ele, a incidência do imposto é feita na fonte com aplicação das mesmas alíquotas da tabela progressiva, o que não permite que o décimo terceiro salário receba os mesmos abatimentos e, assim, a dedução se faz por alíquotas mais altas.

Para Lobão Filho, o décimo terceiro salário é importante tanto para o trabalhador quanto para a economia. Ao justificar a proposta, ele explicou que esse recurso do trabalhador dinamiza a economia, atua com significativa função social e contribui para a redistribuição de renda. O adicional de recursos, acrescentou, gera movimento de compras de fim de ano, em especial no período natalino, insere os trabalhadores no mercado de consumo e contribui para a formação de poupança para socorrer o cidadão em momentos de endividamento ou de excesso de despesas, como as de educação em início de ano.

A isenção, disse Lobão Filho, beneficiará os trabalhadores sem afetar o orçamento do governo, já que a parcela dispensada retornará aos cofres públicos sob a forma de tributos incidentes sobre o consumo, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e as contribuições para os programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), bem como para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

“Ao aumentar o consumo, estará sendo dado formidável impulso aos setores produtivos da economia, aumentando a geração de empregos e a circulação de bens, serviços e renda, como um todo”, afirmou Lobão Filho.



23/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos comemora aprovação de projeto que isenta de IPI a compra de caminhões por autônomos

Jayme Campos assume liderança do Bloco da Minoria

Osvaldo Sobrinho assume mandato no lugar de Jayme Campos

Jayme Campos assume presidência interina do Conselho de Ética do Senado

Projeto que isenta salário-educação e salário-maternidade do IR é aprovado pela CAE

Jayme Campos defende 13º salário isento de Imposto de Renda