Suplicy elogia desocupação de terra indígena no MT



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou a força-tarefa do governo federal que promoveu a retomada por índios xavantes do território Marãiwatsédé, área de 165 mil hectares no norte de Mato Grosso.

No ano passado, a Justiça determinou que fazendeiros que ocupavam o território deixassem essas áreas para uso do povo xavante. A retirada dos produtores e das famílias que habitavam a região foi concluída no final de janeiro deste ano, cerca de dois meses depois do início da desocupação da terra indígena Marãiwatsédé.

– Essa experiência mostrou que quando o estado brasileiro se articula de forma coerente e colaborativa os direitos constitucionais de todos podem ser preservados, principalmente das comunidades mais frágeis e vulneráveis como indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais – disse Suplicy.

O senador registrou que a Câmara Municipal de São Paulo realizou em fevereiro um ato em defesa da comunidade indígena Xavante e do bispo Dom Pedro Casaldáliga, que atuou em prol dos índios no processo. Durante o evento, o secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República,Paulo Maldos, que atuou na retomada do território, explicou que os índios xavantes foram retirados à força daquela área em 1966.

O senador também cumprimentou a presidente Dilma Rousseff e o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, pela preservação dos direitos culturais e territoriais dos xavantes.

– Provou o governo Dilma Rousseff que esse processo pode ser realizado de maneira ordeira e pacífica. Trata-se agora de apoiar a comunidade indígena para que possa se organizar para viver e produzir de maneira corrente com seus padrões culturais – observou o parlamentar.



12/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos critica desocupação de terra indígena em MT

No MA, Justiça determina desocupação de área indígena

Governo inicia desocupação de reserva indígena Awá-Guajá

Mozarildo informa que STF parou operação de desocupação de área indígena em RR

Mozarildo protesta contra possível desocupação de reserva indígena

Cidinho Santos sugere acordo para desocupação de área indígena no MT