Jayme Campos registra série de reportagem sobre a BR 163
O senador Jayme Campos (DEM-MT), em discurso nesta quarta-feira (15), elogiou uma série de reportagens veiculada na semana passada pela TV Globo a respeito da BR-163, rodovia que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA).
Ao longo dessa estrada, segundo o senador, "podem-se ver duas nações: uma próspera e produtiva, nos primeiros quilômetros, e mais adiante, uma miserável e devastada, como se essa rota cortasse o país ao meio, expondo as contradições de uma comunidade que tem um pé no asfalto e o outro na lama".
Os repórteres, explicou Jayme Campos, percorreram os 1.775 quilômetros da via e, mais do que uma expedição jornalística, a experiência resultou em um tratado sociológico que apresentou ao Brasil as duas faces da comunidade amazônica. Ele mencionou que a região é líder em produção de grãos e na pecuária, mas ainda destrói muito a Floresta Amazônica. Frisou que "não se pode mais pensar em exploração sem que haja compromisso com o desenvolvimento sustentável", e citou o exemplo de empresários e donos de pequenas propriedades rurais que tentam conciliar os negócios com a necessidade de proteger o meio ambiente.
A necessidade de conclusão da pavimentação da via também foi salientada pelo parlamentar, que depositou esperanças de que o atual governo "cumpra com as promessas que outros governantes não cumpriram". Ele também apresentou voto de aplauso aos envolvidos com a produção e veiculação da matéria.
15/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos registra audiência em MT sobre a gestão do Pantanal
Jayme Campos registra aniversário de 145 anos de Várzea Grande
Jayme Campos registra debate com ministro da Saúde e pede estímulo para atrair médicos para o interior
Jayme Campos saúda decisão do TSE sobre mandatos de deputados
Jayme Campos quer atenção do Congresso a projetos sobre comunicações
Jayme Campos quer maior controle sobre alimentos não-saudáveis