Jefferson lembra que em 2000 Dirceu defendeu CPI para investigar corrupção
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) leu nesta terça-feira (2) trechos de um artigo publicado no site do PT em março de 2000 pelo então deputado e presidente nacional do partido, José Dirceu (SP), em que o atual ministro chefe da Casa Civil defendia a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar atos de corrupção no governo Fernando Henrique. A troca de papéis, já que hoje o governo Luiz Inácio Lula da Silva luta contra uma CPI para investigar corrupção, foi apontada pelo senador como parte do "teatro mambembe da política brasileira".
Jefferson observou que os argumentos do governo FHC criticados de forma irônica por Dirceu, estão agora sendo repetidos na voz dos que defendem o governo no caso do flagrante de corrupção em que foi pego Waldomiro Diniz, ex-assessor da Casa Civil e homem de confiança de Dirceu.
"A pobreza dos argumentos é tanta que até o risco de uma crise institucional veio à tona. Quanto à economia, até as pedras sabem que a crise nada tem a ver com a CPI e sim com a política econômica dos seis anos do tucanato, com nossa dependência externa e os problemas nos Estados Unidos, primeiro, e na Argentina, depois", dizia o presidente do PT no artigo citado pelo senador.
Jefferson também chamou a atenção para algumas semelhanças curiosas entre os dois momentos. Em 2000, como agora, também pesavam suspeitas sobre um colaborador direto do presidente da República, o secretário-geral da Presidência, Eduardo Jorge. E nas duas situações, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) estava em evidência. Primeiro, como alvo de Dirceu, em razão de denúncias contra o parlamentar baiano, e agora como um dos escudeiros do governo Lula.
- Que belo teatro de canastrões! - exclamou Jefferson, que disse considerar justa a vontade do povo de apurar o caso Waldomiro.
Para justificar seu apoio a uma CPI , pôs em evidência outros trechos do artigo escrito por Dirceu. Num deles, o então deputado diz: "a desfaçatez do tucanato é tal, que querem arrrastar o PT para o mar de lama e começam a pedir CPIs contra nossos governos para desviar a atenção de Brasília e do governo FHC, usando a velha tática canalha de tentar convencer a sociedade de que todos são corruptos. O PT não deve e não teme e vamos continuar mobilizando a sociedade e lutando pela CPI".
02/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Virgílio quer CPI para investigar declarações de Dirceu à Revista Piauí
Mão Santa lembra que Euclides da Cunha defendeu a transposição do São Francisco
O jornal A Crítica defendeu a liberdade de expressão durante a ditadura, diz Jefferson Praia
Antero de Barros: "Por que o ministro José Dirceu não deixa a CPI investigar Maluf?"
ACM DEFENDE A CRIAÇÃO DE UMA CPI PERMANENTE PARA INVESTIGAR A CORRUPÇÃO
Serraglio vai pedir indiciamento de José Dirceu por corrupção ativa