Virgílio quer CPI para investigar declarações de Dirceu à Revista Piauí



O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, adiantou, nesta quinta-feira (10), que seu partido pretende coletar assinaturas, após o início do ano legislativo, para propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as declarações do ex-ministro José Dirceu à Revista Piauí. Nessa entrevista, Dirceu assume que o PT gaúcho teria usado recursos de "caixa dois" para financiar a construção de sua sede, em Porto Alegre.

- Tomamos a decisão de propor uma CPI no Senado para apurar as denúncias formuladas por José Dirceu "de caixa dois", confirmando o "mensalão", confirmando que o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] sabia. Tudo o que ele disse vai ser checado pelo instrumento da CPI - comentou.

O senador avaliou que as declarações de José Dirceu deveriam ter o mesmo impacto da entrevista concedida por Pedro Collor à Revista Veja e que resultou no processo de impeachment de seu irmão, o então presidente Fernando Collor.

- Não podemos deixar isso passar em branco. Temos que assumir a identidade de um país anestesiado e que não se escandaliza mais com nada. O PSDB ficou escandalizado, sim, com as declarações - disse.

O líder do partido na Câmara, Antônio Carlos Pannunzio, informou que também foi protocolado, na Procuradoria Geral da República (PGR), um pedido para que a entrevista do ex-ministro José Dirceu à Piauí seja anexada ao processo do "mensalão" no Supremo Tribunal Federal (STF).



10/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer CPI para investigar ação do MST

Antero quer investigar denúncias publicadas pela revista "Veja"

Arthur Virgílio quer CPI para investigar crise no Inca

Arthur Virgílio quer audiências públicas com Serra e Dirceu

Virgílio quer investigar denúncias contra Maurício Corrêa

Jefferson lembra que em 2000 Dirceu defendeu CPI para investigar corrupção