Mão Santa lembra que Euclides da Cunha defendeu a transposição do São Francisco
Em 1904, o escritor, professor, sociólogo, jornalista e engenheiro Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha propôs uma "guerra dos cem anos" contra as secas do Nordeste, através da exploração científica da região, da construção de açudes, poços e estradas de ferro e do desvio das águas do Rio São Francisco para as regiões afetadas pela estiagem. O senador Mão Santa (PMDB-PI) lembrou deste dado da biografia de Euclides da Cunha ao homenageá-lo no transcurso do centenário de sua morte.
- A vida de Euclides da Cunha foi muito breve, durou apenas 42 anos. Mesmo assim ele conseguiu ser um Leonardo da Vinci abrasileirado, que também era engenheiro militar além de lidar com as artes. Foi Euclides da Cunha quem retirou o complexo do Nordeste, do semiárido e da seca ao retratá-la com detalhes na sua obra. Ele foi quem revelou para o restante do país que 'o nordestino é antes de tudo um forte' - afirmou Mão Santa.
O senador pelo Piauí assinalou que essa afirmação de bravura a respeito do nordestino pode ser comprovada ao longo da história. Citou como exemplo a Batalha do Jenipapo, ocorrida às margens do riacho do mesmo nome, no atual município de Campo Maior, no Piauí, em março de 1823. Na ocasião, piauienses lideraram maranhenses e cearenses na luta contra as tropas portuguesas encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.
18/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Junior lembra Euclides da Cunha
Sarney lembra vida de Euclides da Cunha e morte de Getúlio
Suplicy lembra última entrevista dada por Euclides da Cunha
RONALDO CUNHA LIMA APLAUDE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
RONALDO CUNHA LIMA PEDE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
RONALDO CUNHA QUER TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO