Jefferson Péres não acredita na aprovação da reforma tributária
O senador Jefferson Péres (PDT-AM) expressou sua descrença na aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional. Ele justificou sua opinião dizendo nesta terça-feira (12) que, para atender as reivindicações de prefeitos e governadores, a União seria obrigada a aumentar a carga tributária, medida que, na sua avaliação, não seria aprovada por deputados e senadores.
- Tudo indica que haverá uma grande frustração porque, ou não sairá reforma tributária nenhuma e o governo deixará para depois, ou sairá uma reforma pífia, e bota pífia nisso. A conta não fecha, é uma equação insolúvel. De um lado os contribuintes querem pagar menos e de outro, a União, estados e municípios querem arrecadar mais - afirmou Jefferson Péres.
Na avaliação do senador pelo Amazonas, o déficit público não permite que a União atenda ao apelo dos governadores, que pleiteiam uma parte da arrecadação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Para complicar, acrescentou, se os estados forem atendidos, os prefeitos também vão querer o mesmo.
Jefferson Péres também referiu-se a pronunciamento feito por ele na segunda-feira (11), no qual manifestou sua preocupação com declaração atribuída ao presidente José Sarney, de que o Senado aprovaria a reforma da Previdência sem modificar o texto da Câmara. Ele disse que foi informado posteriormente que o próprio Sarney tinha desmentido tal declaração.
12/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Péres não acredita na internacionalização da Amazônia
JEFFERSON PÉRES ACREDITA QUE TODOS BLEFAM EM NEGOCIAÇÃO COM FMI
Jefferson Péres acredita que o PAC aumentará índice de emprego
Jefferson Péres defende ministro do Trabalho e acredita em mal-entendido no caso Pagrisa
Jefferson não acredita em votação de minirreforma tributária este ano
Jefferson não acredita em votação de minirreforma tributária este ano