JEFFERSON PÉRES APONTA CORREÇÃO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA DO GOVERNO
O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) disse hoje (dia 28) que, mesmo tendo sido um crítico do governo federal, concorda inteiramente com a política macroeconômica brasileira, particularmente as políticas monetária e cambial. A observação foi classificada pelo senador como uma das lições a ser tirada das duas principais notícias que ocupam os jornais de hoje: o "terremoto" que atingiu as bolsas de valores de todo o mundo, com epicentro em Hong Kong, e o resultado das eleições argentinas.
Para Jefferson Péres, não fosse a firmeza com que as autoridades monetárias brasileiras conduzem as políticas monetária e cambial, "já teríamos submergidonuma crise". O senador assinalou que "o terremoto de Hong Kong" não justifica cair na histeria de que ele resultará em catástrofe generalizada, mas alertou que o fato não deve ser minimizado. E destacou que a China tem economia saudável, dispõe de US$ 80 bilhões em reservas cambiais e, assim mesmo, "resiste duramente ao ataque à sua moeda", de modo que nenhum país estaria imune a ataque semelhante.
Quanto à vitória das oposições argentinas, Péres assinalou que, há dois anos, Carlos Menem foi reeleito "porque o povo argentino não acreditava que as oposições garantiriam a estabilidade monetária". Nas atuais eleições, a oposição de centro-esquerda comprometeu-se a manter as linhas básicas da política macroecnômica de Menem, ou seja, a estabilidade monetária, a irreversibilidade das privatizações e a abertura do país para o exterior. Isso, na opinião do senador, "deve servir de lição aos nossos políticos", pois pode-se discordar do governo brasileiro em muitos pontos, "mas sua política macroeconômica terá que ser mantida".
Em aparte, o senador Bello Parga (PFL-MA) frisou que o governo federal também acertou ao implementar o Proer, que teria capacitado o sistema financeiro nacional a resistir a crises.
28/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
JEFFERSON PÉRES APONTA FALTA DE AÇÃO DE GOVERNO
Alvaro Dias lembra decepção de Jefferson Péres com o governo Lula e com a política
JEFFERSON PERES APONTA FISIOLOGISMO
Jefferson Péres aponta quadro de "desmantelo" no serviço público
Dornelles aponta falta de provas em relatório de Jefferson Péres
JEFFERSON PÉRES CRITICA POLÍTICA DO BNDES