Jefferson Péres critica proposta de 'jeton' para o Conselho Nacional de Justiça



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) classificou nesta quarta-feira (22) como censurável a iniciativa da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, de enviar proposição à Câmara dos Deputados propondo a instituição do pagamento de jeton para os integrantes do Conselho Nacional de Justiça. Ele também posicionou-se contrário ao aumento dos salários de deputados e senadores.

- Nesta semana a Câmara derrubou a emenda que aumentava em 16,6% os benefícios dos aposentados e pensionistas do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social]. Na proposta orçamentária do governo, o reajuste do salário mínimo no próximo ano será de 17 reais. Segundo a proposta do relator, de 25 reais. E agora os magistrados do país se atribuem um jeton de R$ 5 mil e alguns deputados e senadores querem dobrar nossos subsídios. Que país é este? Que homens públicos são estes? - indagou Jefferson Péres.

Na avaliação do senador pelo Amazonas o Brasil já convive com um grande déficit nominal e, ao invés de ampliar gastos com salários de magistrados e parlamentares, precisa economizar para investir em infra-estrutura e garantir a volta do crescimento sustentável.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propôs que a indignação dos que discordam do jeton para os magistrados seja canalizada na busca de um instrumento que possa impedi-lo.



22/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres diz ser contrário à proposta de demissão de juízes pelo Conselho de Justiça

Jefferson Péres faz apelo para que senadores compareçam à reunião do Conselho de Ética

Jefferson Péres propõe esperar fim do inquérito dos "grampos" para acionar Conselho de Ética

PROPOSTA DE JEFFERSON PERES AMPLIA O SALÁRIO-EDUCAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO

Para Osmar Dias, a maior homenagem a Jefferson Péres será dar seu nome ao Conselho de Ética

Senado rejeita proposta de Jefferson Péres, de autonomia total para procuradorias estaduais