Jefferson Péres define ACM como "um homem afirmativo e de caráter"
A atuação política do senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), que morreu nesta sexta-feira (20), foi lembrada pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM), que o qualificou como "um homem afirmativo e de caráter".
- Gostava dele como político de grande estatura. Não era medíocre. Era um daqueles gigantes que dominaram a cena política do país durante a segunda metade do século passado, da dimensão de Leonel Brizola e Carlos Lacerda - afirmou, referindo-se aos ex-governadores do Rio de Janeiro e do extinto estado da Guanabara, respectivamente.
Jefferson Peres lembrou que ele e ACM muitas vezes atuaram em campos opostos no Senado, mas que o parlamentar baiano nunca guardou ressentimentos em relação a isso, mantendo "excelentes relações" com o senador pelo PDT do Amazonas.
- No momento em que vida política se mediocriza, um homem da dimensão política do ACM desaparecer é uma grande perda. Nem sempre concordei com ele, até discordei muitas vezes, mas era homem de qualidades e defeitos, um homem de sentimentos, que não enganava quando gostava ou quando ia para a luta - destacou.
O senador pelo PDT do Amazonas disse que há 20 dias manteve contato telefônico com ACM e pôde perceber as dificuldades enfrentadas pelo senador do DEM da Bahia.
- Ele atendeu ainda lúcido, mas já notei que a voz estava fraquejando, já não era aquela fortaleza de antes. Constatei que estava debilitado por causa da idade avançada, e tinha poucas chances de melhorar. Era de uma geração de políticos combativos. Sofreu muitas acusações, mas nunca foi acusado de roubo ou corrupção. Outra característica: sabia escolher seus auxiliares, nunca teve medo de sombra, soube escolher bons ajudantes e liderados na vida pública - concluiu.
20/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
JEFFERSON PÉRES ENALTECE CARÁTER DE ERNESTO GEISEL
Jefferson Péres quer Senado como centro das discussões do país
JEFFERSON PERES LEMBRA KLEINÜBING COMO DEFENSOR DO ERÁRIO PÚBLICO
JEFFERSON PÉRES: CRISE NÃO ATINGIU ECONOMIAS SANEADAS COMO A DO CHILE
Jefferson Péres classifica como inquietante decisão do STF sobre contribuição de aposentados
Jefferson Péres homenageia Heloísa Helena, "gauche" na vida, como ele próprio