JEFFERSON PÉRES ENALTECE CARÁTER DE ERNESTO GEISEL
O senador Jefferson Péres (PSDB-AM) afirmou hoje (6) que o ex-presidente Ernesto Geisel foi o representante de uma geração de homens públicos cujo caráter se constituiu num paradigma para todos. "Amemória de Geisel nos desafia a prosseguir evitando repetir seus erros ou produzir equívocos novos. Esse é o seu principal legado, e tenho a certeza de que o balanço da História lhe será favorável", afirmou.
Jefferson Péres disse que foi de seu gabinete na presidência da Petrobras, durante o governo Médici, que Geisel amadureceu o projeto de "abertura lenta, gradual e segura que, por fim, seria chamado a executar a partir de 1974, depois que o Colégio Eleitoral homologou seu nome como presidente da República".
O senador lembrou que a primeira medida de Geisel no exercício da Presidência foi a abolição da censura à imprensa, com imediato efeito benéfico de "oxigenação do debate político". Segundo o senador, "inabalável em sua férrea decisão de cumprir um cronograma de liberalização até o fim de seu mandato", coroando-o com a extinção do AI-5, o ex-presidente foi implacável tanto com os partidários do imobilismo, abrigados no bunker do aparato repressivo, quanto com os oposicionistas, que reivindicavam a aceleração do processo.
Jefferson Péres afirmou que Geisel "puniu torturadores e cassou mandatos, fechou o Congresso, com o "pacote de abril" em 1977, mas cumpriu sua "autodesignada missão".Ele destacou que o general João Baptista Figueiredo, que Geisel impôs como seu sucessor,concluiria a obra da abertura, concedendo anistia aos inimigos do regime e, mais tarde, desenvolvendo o poder aos civis.
06/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Péres define ACM como "um homem afirmativo e de caráter"
Arthur Virgílio enaltece cultura jurídica de Jefferson Péres
Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia
'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres
Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres
Jefferson Praia deverá assumir a vaga de Jefferson Péres