Jefferson Péres diz que desintegração dos valores morais é alarmante
Ao comentar, nesta terça-feira (4), a entrevista dada à revista Veja pelo novelista Sílvio de Abreu, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse que é alarmante a constatação da desintegração dos valores morais na sociedade brasileira. Ele lembrou que uma pesquisa quantitativa realizada pela TV Globo sobre a novela Belíssima revelou que boa parte das entrevistadas (donas-de-casa) já não valoriza tanto a retidão de caráter.
- Para elas, fazer o que for necessário para vencer na vida é o certo. Os valores morais da nossa sociedade estão em processo de desintegração. A pesquisa mostrou que há mais interesse nos personagens negativos. Os bons foram considerados enfadonhos, chatos e caretas. O que vai ser da nossa sociedade sem princípios éticos? - questionou.
Jefferson Péres concorda com o novelista quando este afirma que o desvio de conduta tem tudo a ver com os recentes escândalos da política. Para ele, o homem do povo não vê motivos para ser honesto quando políticos roubam e ficam impunes.
- Por isso não me surpreenderei se eles forem reeleitos. Não é só a classe política que tem uma banda podre. Boa parte da sociedade está apodrecendo e isso é alarmante. Políticos honestos são uma espécie rara porque o eleitor sério também está em processo de extinção - assinalou.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse em aparte que o alerta do novelista Sílvio de Abreu é um chamado à consciência de todos para resgatar valores éticos como a honestidade e o respeito ao ser humano. Ele manifestou a sua convicção de que o povo brasileiro apreciará esses valores na vida pública. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse que a Comissão de Educação aprovou requerimento para convidar Sílvio de Abreu para debater o tema.
04/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
No velório de Jefferson Péres, Suplicy diz que ele foi "um dos maiores valores da história política do Brasil"
Mozarildo lembra papel da mulher na construção dos valores morais
Crivella propõe novo modelo na educação para resgatar valores morais
Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia
'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres
Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres