JEFFERSON PÉRES DIZ QUE SOBERANIA NACIONAL DISPENSA PATRIOTADAS



O senador Jefferson Péres voltou a afirmar hoje (dia 13) que os brasileiros manterão a soberania e altivez do país negociando com firmeza, sem ceder às exigências americanas quando essas não forem convenientes aos interesses nacionais.

Ele considerou que o artigo "Patriotata Inútil", de autoria da jornalista Dora Kramer, publicado hoje (13) no Jornal do Brasil, segue essa mesma linha de pensamento, mostrando quão pouco apropriado é considerar-se como ataque à soberania nacional as exigências feitas pela segurança americana para a proteção do presidente dos Estados Unidos.

Jefferson Péres concordou com a jornalista quando criticou o anúncio feito pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, de que não compareceria à recepção que o Itamaraty oferecerá ao chefe da nação norte-americana. "Ele poderia não comparecer, se não gostou da crítica ao Judiciário. Tudo bem. Mas dar entrevista para posar de herói, com essa patriotada provinciana, realmente não fica bem para o presidente da mais alta corte de Justiça do país", disse.

Na opinião do senador, agiu corretamente o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães que, "de forma altiva e sem bravatas", repeliu exigências, fazendo com que os americanos recuassem. "Soberania e altivez, repito, se mostra na hora da negociação. Não com patriotadas vazias, provincianas e que só nos cobrem de ridículo", afirmou.



13/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


PARA JEFFERSON PÉRES, MUDANÇA NO BANCO CENTRAL É PERDA DE SOBERANIA

LOBÃO DIZ QUE BRASIL DISPENSA CONSELHOS SOBRE SUA SOBERANIA

Jefferson Péres critica proposta de 'jeton' para o Conselho Nacional de Justiça

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia

'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres

Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres