Jefferson Péres prevê que convocação será produtiva



Pela expectativa do senador Jefferson Péres (PDT-AM), o período de convocação extraordinária do Congresso Nacional, que se inicia nesta segunda-feira (dia 29), pode ser bastante produtivo. Até o dia 14 de fevereiro, deputados e senadores estarão reunidos para apreciar a reedição de 75 medidas provisórias (MPs) pela Presidência da República. Apesar de a maioria delas tratar de questões econômicas e da administração pública, Péres acredita que se pode chegar a um consenso para votação das MPs que não envolvam temas polêmicos.

Quanto às demais, o senador pedetista diz que sua apreciação vai depender de um acordo entre as lideranças partidárias. A produtividade esperada nesta sessão extraordinária deve se estender, na opinião de Péres, para o ano legislativo de 2001. "É preciso um esforço concentrado para votar o que for possível neste ano", declarou, prevendo uma possível retração nos trabalhos legislativos, em 2002, por conta do processo eleitoral.

Ao tecer comentários sobre a convocação extraordinária, Péres aproveitou para criticar o "abuso" na edição de medidas provisórias pelo governo. Como a convocação do Congresso durante o recesso também inclui a apreciação das MPs, que precisam ser analisadas por deputados e senadores cinco dias após sua edição ou reedição, as sessões extraordinárias poderiam ser dispensadas com o fim desse dispositivo.

"Não sei se isso vai acontecer, mas, como o Congresso está sendo convocado por conta das MPs, seria uma boa oportunidade para discutir essa questão", afirmou. Segundo lembrou o parlamentar, existe uma proposta de emenda constitucional, já votada pelo Senado e que aguarda deliberação pela Câmara, que limita a edição de medidas provisórias. Pela PEC, as MPs perderão eficácia se não virarem lei dentro de 60 dias após sua edição, prazo prorrogável uma única vez. Além disso, a contagem desse tempo será suspensa durante o recesso do Congresso Nacional.

29/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia

Jefferson Péres prevê recessão com alta dos juros

Jefferson Péres prevê dificuldades no relacionamento do PDT com o governo caso haja cortes na educação

Enterro de Jefferson Peres será no sábado às 16h

Sessão do Senado em homenagem a Jefferson Péres será no dia 24 de junho

Para Osmar Dias, a maior homenagem a Jefferson Péres será dar seu nome ao Conselho de Ética