Jefferson Péres prevê recessão com alta dos juros
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Jefferson Péres (PDT-AM), prevê que o aumento de 18% para 21% da taxa básica de juros decidido pelo Banco Central vai provocar uma recessão na economia, com efeitos imediatos no emprego. Jefferson acha que a ação do BC visa evitar uma nova explosão do dólar, por causa do vencimento, nesta quinta-feira (16), de títulos públicos atrelados à moeda norte-americana, o que faz escassear o dólar, e para conter uma alta de preços que poderia ser a maior desde a implantação do Plano Real:
- É difícil prever se vai dar resultado, mas tudo indica que deveremos ter uma recessão, uma redução na atividade econômica, o que é sempre muito ruim. Vamos ter um ano de 2003 muito difícil, por causa da situação brasileira, do orçamento apertadíssimo que o próximo presidente terá que administrar e da conjuntura internacional, que é completamente desfavorável - disse o senador.Segundo ele, o aumento dos juros vai-se somar às medidas tomadas nas últimas semanas, como o enxugamento da liquidez por meio do aumento do depósito compulsório dos bancos junto ao Banco Central, para criar um quadro recessivo.
Outra previsão do senador Jefferson Péres é de que a votação do Orçamento Geral da União neste ano será um processo muito difícil.
- Lembro-me de que na passagem de governo de Itamar Franco para Fernando Henrique Cardoso, chegamos a ter três propostas orçamentárias em discussão. Como poderemos, muito provavelmente, ter uma transição para um presidente de oposição, imagino que o processo será ainda mais difícil, porque o orçamento será muito apertado - disse o senador.
O senador Jefferson Peres fez também uma análise das conseqüências da eleição presidencial em curso. Segundo ele, sem que Serra ou Lula tenham qualquer responsabilidade sobre isso, a possibilidade de uma convulsão social com a vitória de Serra será maior do que a decorrente de uma eventual frustração com as dificuldades iniciais de um governo Lula.
- Minha análise é o oposto da que tem sido feita. Acho que, se Lula vencer a eleição, ele terá um prazo maior para apresentar resultados, a sociedade será mais paciente e compreensiva. Se Serra vencer, haverá um sentimento de frustração, por causa dos resultados do primeiro turno, e a insatisfação e a frustração serão tão fortes que não haverá paciência para que ele apresente resultados - disse o senador.
15/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
JEFFERSON PÉRES ADMITE QUE O PAÍS VAI PARA A RECESSÃO
Jefferson Péres critica aumento de juros
JEFFERSON PÉRES CONDENA ALTAS TAXAS DE JUROS
Jefferson Péres prevê que convocação será produtiva
Jefferson Péres prevê dificuldades no relacionamento do PDT com o governo caso haja cortes na educação
Mantega prevê redução no consumo, mas não recessão