Jefferson Péres vai presidir comissão que fiscalizará serviços de inteligência



O órgão de controle externo das instituições nacionais de inteligência será presidido, até o final do ano, pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM). Ele foi eleito nesta quarta-feira (dia 15) e comandará a discussão da mensagem do Executivo que estabelece as diretrizes da política nacional de inteligência.

Instalado em novembro do ano 2000, o órgão é composto pelos líderes da maioria na Câmara dos Deputados, Jutahy Júnior (PSDB-BA), e no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), das minorias, o deputado Walter Pinheiro (PT-BA), e o senador José Eduardo Dutra (PT-SE), e os presidentes das comissões de Relações Exteriores das duas Casas - o deputado Hélio Costa (PMDB-MG) e o senador Jefferson Péres.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que fazia parte da comissão até julho passado e elaborou um relatório sobre a mensagem do governo deve participar do órgão.

A pauta de trabalhos inclui também a elaboração de um regimento interno para o órgão. Os parlamentares pretendem aumentar o número de integrantes de 6 para 13, como forma de torná-lo mais representativo.

15/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ferraço vai presidir Comissão de Controle das Atividades de Inteligência

Jefferson Péres é o novo presidente da Comissão de Relações Exteriores

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia

'Ninguém poderia substituí-lo', diz Jefferson Praia sobre Jefferson Peres

Péres: seminário desmistifica atividade de Inteligência

Jefferson Praia destaca legado ético de Jefferson Péres