Jefferson Praia diz que LRF contribuiu para o amadurecimento da gestão pública



A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) tornou-se um marco indiscutível de amadurecimento da gestão pública no país, afirmou nesta quarta-feira (5) o senador Jefferson Praia (PDT-AM), durante homenagem pelo transcurso dos dez anos de vigência da norma, criada no governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003).

- Uma das práticas mais condenáveis era a de levar ao descalabro as finanças do estado ou município, com o crescimento vertiginoso da dívida pública, para que o próximo governante arcasse com o problema - afirmou.

Jefferson Praia disse ainda que se a Lei de Responsabilidade Fiscal "passou a ser efetivamente cumprida, é porque a sua necessidade era sentida, é porque havia todo um ambiente propício, nas três esferas de governo e na opinião pública, para a sua aceitação e sua adoção".

O senador cobrou, no entanto, o estabelecimento de mecanismos mais impositivos para a garantia do equilíbrio fiscal da União, mas ressaltou que o país não pode "abrir mão da essência" da Lei de Responsabilidade Fiscal, no que se refere ao planejamento, transparência, controle e responsabilização.

- Avançamos no planejamento? Acho que sim, mas ainda temos muito a avançar. Prefeituras, governos estaduais e governo federal podem e devem, na minha avaliação, melhorar seus planejamentos de gestão - afirmou. 



05/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia propõe audiência pública para debater juro alto

Jefferson Praia pede realização de audiência pública para debater situação das Farc

Jefferson Praia pede fortalecimento da Defensoria Pública

Jefferson Praia anuncia realização de audiência pública sobre atividades do Instituto Chico Mendes

Jefferson Praia quer audiência pública sobre abusos do Instituto Chico Mendes contra produtores rurais no AM

Vaga de Jefferson Péres será ocupada por seu primeiro suplente, Jefferson Praia