JK é inspiração de otimismo contra a crise atual, diz Francelino Pereira



Os transtornos de mercado e solavancos vividos pela economia no atual momento não assustam os brasileiros, que já demonstraram ser capazes de enfrentar as piores adversidades e de vencê-las. O que o Brasil mais necessita, nessa hora de dificuldades, é de um choque de otimismo, como o que foi deflagrado no País, a partir de 1956, pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

As afirmações são do senador Francelino Pereira (PFL-MG), um dos integrantes da comissão parlamentar encarregada de coordenar uma série de eventos em homenagem ao centenário de nascimento de JK.

- Quem quer que seja o próximo presidente da República, e quaisquer que sejam as dificuldades vividas pelo país, devemos, todos, buscar inspiração no exemplo de Juscelino Kubitschek, que não somente construiu Brasília, mas deflagrou no Brasil uma revolução de otimismo, que serviu para consolidar a nação e abrir novos caminhos - afirmou.

Francelino Pereira, em entrevista concedida à Agência Senado, disse que no próximo dia 12 de setembro, às 11h, o Congresso Nacional estará prestando uma homenagem ao ex-presidente, no aniversário de 100 anos do seu nascimento.

- Faremos uma sessão solene, no Plenário do Senado, com poucos discursos, mas com muita manifestação de alegria ao homem que surpreendeu o Brasil pelo seu voluntarismo e determinação de transformá-lo numa nação que agora merece o olhar do mundo inteiro - disse o senador.

Ao comentar o atual quadro de dificuldades vivido pelo país, em vésperas de eleições, Francelino Pereira observou que ninguém acreditava também na construção de Brasília e, na ocasião, muitos ficaram contra aquele projeto.

Essa descrença, continuou, ocorreu mais recentemente também com a Seleção Brasileira de Futebol, que saiu daqui desacreditada e trouxe-nos da Copa do Mundo, no Japão, o pentacampeonato, graças à confiança, à garra e ao otimismo do técnico e dos jogadores.

- Precisamos, agora, dessa confiança e desse otimismo para enfrentar as dificuldades econômicas, repetindo aqui e agora as lições que nos foram legadas por Juscelino - sugeriu.

Quando as urnas forem abertas em outubro próximo, qualquer que seja o vencedor, Francelino apontou que ele pode encontrar em JK uma fonte permanente de inspiração, "pelas metas que traçou para a grandeza do Brasil, como nação e como Estado".



14/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Francelino Pereira: crise econômica potencializa discriminação racial

Crise em Aeroporto de Confins requer solução imediata, afirma Francelino Pereira

Mercados reagem com otimismo à ação coordenada de bancos centrais contra a crise

FRANCELINO PEREIRA DESTACA UNIDADE DO PFL

FRANCELINO PEREIRA SE SOLIDARIZA COM PM MINEIRA

FRANCELINO PEREIRA CELEBRA FERNANDA MONTENEGRO