João Batista Motta destaca incentivo do governo brasileiro às exportações
Recém-chegado de missão empresarial à Rússia, o senador João Batista Motta (PPS-ES) deu seu testemunho em Plenário, nesta quarta-feira (28), sobre a atuação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior quanto à promoção das exportações brasileiras. Esse reconhecimento também se estendeu ao titular da pasta, ministro Luiz Fernando Furlan, -executivo de notória competência-, cuja -intimidade com o mundo competitivo do comércio exterior- foi ressaltada pelo parlamentar.
Dentre as várias ações ministeriais para incrementar o setor exportador, Batista Motta considerou o planejamento de missões empresariais como -iniciativa de integração imediata e frutífera-. Apenas na missão à Rússia, da qual participaram mais de 300 empresários russos e 15 diferentes setores da economia brasileira, o volume de negócios fechados alcançou US$ 15 milhões, com a perspectiva de serem acertadas transações comerciais no montante de US$ 230 milhões nos próximos 12 meses.
- Esse volume de negócios poderia acrescentar, segundo as empresas envolvidas, novos 1,1 mil postos diretos de trabalho - comentou. Novas missões empresariais devem ser promovidas pelo governo brasileiro na África do Sul, Austrália, China e Índia, -todos mercados promissores e pouco explorados pelo Brasil-, observou João Batista Motta. Na sua opinião, essas iniciativas estão em sintonia com as políticas nacionais de combate ao desemprego e à fome.
Ao vislumbrar o crescimento auto-sustentado da economia nacional como a única saída para a elevação do índice de desenvolvimento humano (IDH) do país, o senador pelo Espírito Santo afirmou que não basta rapidez na implementação das reformas tributária, previdenciária, trabalhista e política. É fundamental, segundo declarou, o -apoio incondicional de homens e mulheres que se dedicam à causa do povo brasileiro, como faz o ministro Furlan na missão que abraçou-.
28/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Batista Motta critica pauta de exportações brasileira
João Batista Motta diz que governo prejudica o Espírito Santo
João Batista Motta diz que governo federal abandonou Espírito Santo
João Batista Motta homenageia imprensa e critica o governo Lula
Senador João Batista Motta defende novas metas de inflação anunciadas pelo governo
João Batista Motta despede-se do Senado