João Capiberibe apóia aumento de alíquota de IRPF para 35%



O senador João Capiberibe (PSB-AP) expressou apoio a um possível aumento da alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 27,5% para 35%. -Defendo que quem ganha mais, pague mais imposto-, declarou, reivindicando, em contrapartida, a redução da alíquota das faixas inferiores de tributação.

- Para se fazer justiça social é necessário um instrumento fiscal eficiente - afirmou. João Capiberibe lamenta, entretanto, que a ampliação da carga tributária na década passada não tenha refletido na melhoria das condições de vida da população carente. Com base em informações repassadas pelo ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, assinalou que esses recursos extras foram consumidos pelo aparato administrativo público.

Diante das críticas à tentativa do governo Luiz Inácio Lula da Silva de melhorar a arrecadação tributária, focada no aumento da alíquota do IRPF e na taxação do lucro líquido das empresas, o senador socialista lembrou que, no Brasil, o pobre costuma pagar mais imposto que o rico. A possibilidade de uma maior tributação das camadas mais favorecidas é que estaria gerando resistência a essas mudanças.

- Vivi muito tempo fora do Brasil e, nos países ricos, o instrumento para equilibrar a distribuição de renda foi justamente o fiscal, com a adoção de alíquotas diferenciadas - comentou. Na sua opinião, isso nunca aconteceu no Brasil pelo fato de a carga tributária, apesar de muito alta, ser mal distribuída.



15/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PLENÁRIO VOTA NA 4ª PRORROGAÇÃO DA ALÍQUOTA DE 27,5% DO IRPF

Alvaro Dias apresenta projetos para suspender aumento da alíquota do IOF

Aumento do IRPF não terá apoio do PFL

Capiberibe apóia política de Lula para a Amazônia

Capiberibe apóia isenção de taxa no vestibular para alunos da rede pública

Marcos Guerra diz que aumento de alíquota penaliza a sociedade