João Capiberibe cobra o cumprimento da Lei da Transparência



Em pronunciamento nesta terça-feira (28), o senador João Capiberibe (PSB-AP) cobrou o cumprimento da Lei Complementar 131/2009, oriunda de projeto de sua autoria, que torna obrigatória a exposição de todas as receitas e despesas públicas na internet.

Até o último dia 27, quando venceu o prazo para a divulgação dos dados, mais de 4.958 municípios ainda não haviam cumprido a Lei da Transparência, sancionada em maio de 2009, disse João Capiberibe.

- O Brasil tem um problema grave, sofremos do mal congênito do vírus da corrupção, espalhada na vida pública brasileira. E não de trata de desvio de conduta pessoal, mas de problema sistêmico – afirmou.

João Capiberibe disse que, “como a corrupção é sistêmica, precisa ser combatida com outro sistema”, criado pela Lei da Transparência, que acrescenta dispositivos à Lei Complementar 101/2000, a qual estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

- Não há como justificar que os entes públicos não cumpram a lei – disse.

João Capiberibe reconheceu que alguns estados “acordaram para a necessidade de auxiliar os municípios a cumprir a lei”, citando iniciativas adotadas em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.



28/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe cobra respeito à Lei da Transparência

Capiberibe cobra transparência nos gastos do TCE do Amapá

João Capiberibe avalia resultados da lei da transparência no Brasil

Capiberibe cobra transparência do Tribunal de Contas da União

João Capiberibe cobra definição de recursos para segurança pública

João Capiberibe cobra conclusão de inquérito sobre desvios de recursos no Amapá