João Capiberibe cobra resultado de operação da PF contra corrupção realizada em 2010 no Amapá
O senador João Capiberibe (PSB-AP) cobrou nesta terça-feira (6) os resultados de uma operação contra a corrupção realizada em setembro de 2010 no Amapá. A ação da Polícia Federal, batizada de “Mãos Limpas”, resultou na prisão do então governador do estado, Pedro Paulo Dias (PP), e de outras 17 pessoas. A investigação tratava de denúncias de desvios de recursos federais em áreas como educação, saúde, segurança e assistência social.
Segundo Capiberibe, apesar da repercussão na imprensa nacional à época, desde então não houve anúncio de indiciados ou denunciados como resultado da operação.
– Preocupa-nos que uma operação de tamanha magnitude complete, no próximo dia 10, um ano e seis meses, ou seja, 18 meses sem que tenhamos notícia dos resultados – disse o senador.
Capiberibe comentou ainda que o volume de recursos que teriam sido desviados, informado inicialmente como R$ 300 milhões, passa de R$ 2 bilhões. De acordo com o parlamentar, o atual governo, que hoje é chefiado por seu filho Camilo Capiberibe (PSB), tem dificuldades para solucionar problemas financeiros que seriam decorrentes de fraudes, como a retenção ilegal de contribuições de servidores públicos do estado à previdência.
O senador classificou a questão da corrupção no país como “endêmica” e “instituição quase intocável”, mas convocou os colegas a levar a debate todos os casos de fraudes e desvios.
– O que nós queremos é que as instituições responsáveis, o Ministério Público que conduz as investigações e o STJ que é a instância que determinou as prisões, que nos tragam os resultados dessas apurações, que apresentem à sociedade as denúncias e que os responsáveis por esses crimes sejam punidos.
06/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Capiberibe cobra resultados da Operação Mãos Limpas, no Amapá
João Capiberibe cobra conclusão de inquérito sobre desvios de recursos no Amapá
João Capiberibe pede agilidade da Justiça contra corruptos no Amapá
Capiberibe aponta corrupção na Funasa do Amapá e pede mais controle social
João Capiberibe comemora indicadores do Amapá
Capiberibe cobra transparência nos gastos do TCE do Amapá