João Durval critica açodamento nas justificativas para o 'apagão'
O senador João Durval Carneiro (PDT-BA) criticou o açodamento das autoridades responsáveis para justificar o "apagão" que deixou 18 estados brasileiros sem fornecimento de energia elétrica no último dia 10 de novembro. De acordo com o parlamentar, este "afã de apresentar justificativas imediatas" causa má impressão e prejudica "justamente o mais importante, ou seja, o aperfeiçoamento dos pontos frágeis do sistema, única providência que tornará menos prováveis outros incidentes da mesma natureza, no futuro".
Para o senador, o sistema interligado brasileiro é "uma preciosa ferramenta de competitividade econômica e de promoção do bem-estar social". As autoridades responsáveis, segundo ele, deveriam procurar dar mais atenção ao zelo na precisão da informação que dão ao público, com um levantamento rigoroso e técnico das causas dos incidentes, do que minimizar possíveis efeitos políticos dos apagões.
- Qualquer outro tipo de condução do problema produz apenas confusão e impede, ou dificulta, que as melhorias cabíveis sejam efetivamente aportadas ao sistema, em aberto desserviço aos interesses do Brasil e do seu povo - afirmou João Durval.
Em seu pronunciamento, o senador listou apagões ocorridos no Brasil e no mundo e elogiou o sistema interligado nacional, para ele "pilar da bem sucedida estrutura brasileira de distribuição de energia elétrica, cujas dimensões e abrangência não encontram paralelo em nenhum lugar do mundo".
03/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Durval critica situação da educação no país
João Durval critica proposta de criação do estado do Rio São Francisco
João Durval pede agilidade do Governo para minimizar Seca
João Durval defende habilitação específica para motoboys e mototaxistas
João Durval pede recursos para combate a dengue na Bahia
João Durval diz que ainda há tempo para evitar desastre com o clima