João Pedro aconselha oposição a buscar projeto, e não denúncias, contra Lula
O senador João Pedro (PT-AM) atribuiu ao "jogo político" as denúncias da oposição contra o governo federal no episódio da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop). Depois de lembrar que um promotor rigoroso, José Carlos Blat, está acompanhando o processo em São Paulo, o senador disse esperar que se faça justiça e que se punam os culpados. Mas considerou um erro vincular o caso ao governo apenas porque um dos acusados, João Vaccari Neto, é tesoureiro do PT há menos de um mês.
João Pedro acusou a oposição de tentar desqualificar o governo Lula, cujas ações reputou como bem avaliadas pela população. O senador aconselhou a oposição a buscar em outro projeto político o caminho para superar Lula.
- A sociedade brasileira tem hoje uma percepção e uma análise sobre quem verdadeiramente trabalha, quem verdadeiramente tem compromisso com esse país. Então, não vai ser pelo escândalo que essa administração vai deixar de ter continuidade - afirmou.
O governo, conforme o senador, tem solidez e políticas consistentes que "diminuíram a pobreza no Brasil". No entendimento de João Pedro, o que liga o governo ao cidadão mais simples é a macroeconomia e a microeconomia.
- É por isso que ele é bem avaliado - afirmou.
Política externa
João Pedro repeliu as críticas à política externa e apoiou o esforço do governo no sentido de estreitar a relação do Brasil com os países da América latina, citando como exemplo os investimentos da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em países como o Equador e a Argentina. Ele disse que o Brasil mantém hoje uma relação de solidariedade com Cuba, cujos habitantes considerou "vítimas da pobreza e da humilhação imposta pelos Estados Unidos".
O senador defendeu a viagem do presidente Lula ao Irã e a abertura do diálogo com esse país. Disse que Lula vai conversar com as autoridades iranianas não concordando com sua política, mas respeitando sua soberania.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) rebateu "insinuações" de que a oposição esteja atrelada aos Estados Unidos, "até porque 'o cara', para o presidente Barack Obama, é o presidente Lula", e considerou "desastrosa" a viagem do chefe de Estado brasileiro a Cuba.
Visita à Antártica
João Pedro fez também um relato de sua viagem à Antártica, no período de 7 a 12 deste mês, e defendeu uma mobilização do Congresso Nacional e da sociedade brasileira para destinar recursos às pesquisas naquele continente, que julgou "vitais" para o futuro da humanidade.
17/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro lê nota de Berzoini a favor do arquivamento de denúncias e representações contra Sarney e Virgílio
João Pedro repudia atitude da Inglaterra de buscar petróleo próximo às Malvinas
João Pedro lê manifesto contra projeto do novo Código Florestal
João Pedro propõe à oposição trocar CPI na Petrobrás por diálogo
João Alberto continua a buscar relator para processo contra Magno Malta
Oposição elogia trabalho de João Pedro, mas vê quebra de decoro e anuncia abstenção