João Pedro apóia reivindicações dos índios



Lembrando que nesta quinta-feira (19) se comemorae o Dia do Índio, o senador João Pedro (PT-AM) defendeu as reivindicações das nações indígenas - que se encontram acampadas na Esplanada dos Ministérios - por cidadania plena, fim da tutela da União, demarcação e proteção de suas terras e acesso a serviços públicos que lhes garantam melhoria de qualidade de vida.

- Temos que reconhecer que a dívida do Brasil para com os povos indígenas é muito grande, a começar pelas vítimas diretas do processo de colonização que, infelizmente, não cessaram até hoje, por conta da má-fé, da incompetência, da incompreensão ou dos equívocos do estado brasileiro - afirmou.

João Pedro salientou que, dos cinco milhões de índios que habitavam o Brasil em 1500, hoje restaram apenas 700 mil. O senador observou que as mil lideranças indígenas acampadas em Brasília pretendem debater com o Congresso Nacional e com o governo políticas de saúde e educação, participação nas políticas públicas e a criação de um novo Estatuto para os povos indígenas. Ele acrescentou que o projeto de lei que trata do novo Estatuto do Índio está parado há quase 20 anos na Câmara dos Deputados

- Um novo estatuto poderia abrigar todos os assuntos de interesse dos povos indígenas. Isso evitaria que eles fossem discutidos separadamente e sem a participação dos próprios interessados - frisou.



18/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para João Pedro, índios de Roraima são vítimas de "empresários inescrupulosos"

João Pedro diz que tratamento dispensado pelo Brasil aos índios é elogiado na ONU

João Pedro apoia Itamaraty em crítica à OEA sobre Belo Monte

João Pedro apoia comunidade de Manaus contra construção de porto

João Pedro diz que PT tem complicador ideológico para decidir se apóia candidatura do PSB à reeleição em Manaus

Índios, quilombolas e camponeses marcam reunião para discutir reivindicações