João Pedro diz que tratamento dispensado pelo Brasil aos índios é elogiado na ONU
O programa de cotas nas universidades para estudantes indígenas, a demarcação de terras indígenas (sobretudo a Reserva Raposa Serra do Sol) e o tratamento dispensado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) às populações indígenas isoladas foram elogiados no fórum que a Organização das Nações Unidas (ONU) está realizando em sua sede, em Nova York. A informação é do senador João Pedro (PT-AM), que participou do evento a convite da Coordenadora das Organizações indígenas da Bacia de Amazônica (Coica).
- O fórum está mostrando como a questão indígena está viva e tem importância para etnias espalhadas por todo o mundo. Somente no Brasil, que tem uma população indígena estimada em 700 mil pessoas, existem 220 povos indígenas. O fato de termos demarcado 12,9% do nosso território para populações indígenas também virou referência internacional - afirmou João Pedro.
O senador pelo Amazonas também destacou a importância de os Estados Unidos terem voltado a participar das discussões sobre a questão indígena depois de alguns anos. Ele disse que a decisão do governo Barack Obama de liberar recursos para a educação e a saúde indígenas foi elogiada pelos participantes do fórum. Por outro lado, João Pedro lamentou que, no Canadá, haja denúncias de violência praticada contra mulheres indígenas.
25/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro apóia reivindicações dos índios
Para João Pedro, índios de Roraima são vítimas de "empresários inescrupulosos"
João Pedro diz que Lula será lembrado pelo PAC e pelo PDE
Kátia Abreu pede igualdade de tratamento a índios e não índios nos conflitos de terra
João Pedro aplaude programa habitacional lançado pelo governo
João Pedro contesta reportagem sobre o Incra divulgada pelo 'Fantástico'