João Pedro destaca organização sindical a partir da criação da Zona Franca



O senador João Pedro (PT-AM) registrou que foi com a criação da Zona Franca de Manaus que pela primeira vez uma classe trabalhadora organizou-se em sindicato na região amazônica. O destaque foi feito em discurso na sessão plenária que homenageou, nesta terça-feira (26), os 40 anos de criação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Hoje, como lembrou o senador, a maioria da mão-de-obra engajada nas linhas de montagem das fábricas é formada por mulheres.

- Impressiona o modo como as mulheres da Amazônia se identificam com esse avançado processo tecnológico que demanda paciência, precisão e dedicação. Elas têm orgulho de fazer a Zona Franca, de construir os seus produtos sofisticados que ganham mercado nos Estados Unidos, na América Latina e no mercado interno - assinalou.

De acordo com o senador, a criação da Zona Franca cumpriu função importante na estratégia de ocupação da Amazônia. Observou que, ao longo do tempo, o modelo evoluiu para acompanhar as mudanças ocorridas na economia nacional e internacional. O sucesso é marcado, como afirmou, pela existência de mais de 400 fábricas, cem mil empregos diretos e um nível de faturamento que ajuda não só a região, mas todo o Brasil.

- Precisamos olhar a Zona Franca e defendê-la com algo que interessa a todos os brasileiros - propôs.



26/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro faz balanço dos 100 dias de Dilma e elogia decisão de prorrogar Zona Franca de Manaus

João Pedro destaca avanço com criação do Portal de Transparência do Executivo

Augusto Botelho propõe criação de zona franca em Roraima

MOREIRA DESTACA PROGRESSOS NA ADMINISTRAÇÃO DA ZONA FRANCA DE MANAUS

Proposta de criação da Zona Franca de São Luís visa a promover o desenvolvimento

Vanessa Grazziotin destaca desempenho positivo da Zona Franca em 2013