João Pedro diz que juntar representações contra Renan seria "mais racional"



O senador João Pedro (PT-AM), relator no Conselho de Ética de representação do PSOL contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por suposto tráfico de influências em prol da cervejaria Schincariol, disse nesta quinta-feira (13) que é favorável a juntar num só processo todas as denúncias contra o senador alagoano. Também tramita no Senado representação apresentada pelo PSDB e pelo DEM pedindo que se investigue a suposta utilização de terceiros para a compra de emissoras de rádio em Alagoas.

- Esta separação entre as denúncias é uma conseqüência do regimento, mas o apensamento seria muito mais racional, porque senão teremos quatro relatórios e quatro sessões de julgamento - afirmou João Pedro, lembrando que há a possibilidade de que outras representações sejam propostas, uma delas tratando de arrecadação de recursos para o PMDB em ministérios.

João Pedro voltou a afirmar que está preparado para apresentar seu relatório sobre o caso Schincariol na terça-feira (18). Ele garantiu que não está vinculando esta representação com o caso julgado na quarta-feira (12), quando Renan foi absolvido no Plenário da acusação de ter contas suas pagas por um funcionário de uma empreiteira.

- Não posso ligar essas duas representações porque, como relator, tenho que ser isento - disse o senador.

Indagado pelos jornalistas sobre o seu voto na sessão plenária que apreciou o projeto de resolução que decretava a perda do mandato do senador Renan Calheiros por quebra de decoro, João Pedro negou-se a dizer como havia votado, mas acrescentou:

- Uma coisa posso afirmar: não foi abstenção.



13/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro lê nota de Berzoini a favor do arquivamento de denúncias e representações contra Sarney e Virgílio

PSOL entra com mais duas representações: uma contra Renan e outra contra Azeredo

Quintanilha decide não unificar mais representações contra Renan

Representações contra Renan não serão mais analisadas em conjunto

João Pedro será o relator da segunda representação contra Renan

João Pedro cobra do Conselho de Ética rapidez na análise do processo contra Renan