João Pedro propõe limites para a concessão de terras a estrangeiros na Amazônia



O senador João Pedro (PT-AM) informou ao Plenário ter apresentado um projeto de lei limitando em 10% da extensão de cada município a área total permitida para aquisição por estrangeiros na região amazônica. Ele explicou que sua proposta pretende estabelecer um rigor maior no trato dessa questão, uma vez que a legislação vigente permite que estrangeiros detenham até 40% do território dos municípios. João Pedro ressaltou que o projeto por ele apresentado veda totalmente o acesso de quem não seja cidadão brasileiro a terras situadas na faixa de fronteira, que está fixada em 150 quilômetros.

De acordo com o projeto, os cartórios locais ficarão encarregados da fiscalização e controle das transferências de posse nos municípios. Esses cartórios deverão emitir relatórios mensais destinados ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e aos institutos estaduais, com essas informações. O projeto estabelece que, no caso de não cumprimento da decisão, os cartórios estarão sujeitos a punição, podendo, até mesmo, perder a concessão cartorial.

- Eu espero que esse projeto de lei contribua para garantir a soberania nacional, disciplinando a regularização fundiária na Amazônia - afirmou João Pedro. - As terras públicas da Amazônia devem ser para os brasileiros, para os homens da Amazônia, para as populações da Amazônia.



02/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro quer convocar envolvidos na venda de terras públicas na Amazônia a estrangeiros

João Pedro quer plantio de dendê em terras degradadas da Amazônia

João Pedro critica possibilidade de vendas de terras na Amazônia apenas três anos após sua titulação

João Pedro propõe criação de universidade internacional na Amazônia

Antero propõe que Congresso examine alterações dos limites das terras indígenas

Comissões debatem compra de terras por estrangeiros na Amazônia