João Pedro relata viagem como observador internacional no referendo boliviano
O senador João Pedro (PT-AM) fez um relato sobre sua visita à Bolívia, juntamente com o senador José Nery (PSOL-PA), para atuarem como observadores internacionais do referendo que se realizou naquele país no último final de semana. O parlamentar enfatizou a ausência de violência, contrariando o noticiário prévio publicado pela imprensa brasileira.
O senador afirmou ter estado em Santa Cruz de La Sierra, na capital La Paz e em El Alto, no entorno da capital. Informou que quase mil observadores internacionais, entre parlamentares de México, El Salvador, Costa Rica, Brasil, Venezuela, Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai, foram à Bolívia acompanhar o referendo.
João Pedro (PT-AM) afirmou que não existe boca de urna na Bolívia. No dia da eleição, circularam apenas carros autorizados pela Justiça.
- Não tinha um papel, um carro de som, nenhum falatório - afirmou, ressaltando que os observadores estavam autorizados a conversar com os integrantes das mesas eleitorais e também com os eleitores, todos maiores de 18 anos.
O senador lembrou ser a primeira vez que se realiza um referendo popular na Bolívia no meio de um mandato. O presidente do país e os governadores das províncias bolivianas, eleitos por quatro anos, passaram por referendo transcorridos dois deles, o que poderia diminuir pela metade o mandato, caso o governante não obtivesse maioria. .
O parlamentar parabenizou a Justiça boliviana que, além de ter realizado "um pleito exemplar", tomou a iniciativa de convidar os observadores internacionais. Disse também esperar que o presidente Evo Morales, vencedor do referendo, possa se entender com os governadores e prefeitos da oposição.
- A Bolívia merece esse entendimento. É preciso diminuir esse radicalismo - afirmou.
13/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Pedro relata visita feita a bases militares na Amazônia
João Pedro relata realização de debate sobre a crise financeira em Manaus
Lula rejeita observador internacional
João Pedro saúda a Petrobras por reconhecimento internacional
Tuma presta contas de missão como observador parlamentar na ONU
João Pedro propõe criação de universidade internacional na Amazônia