João Ribeiro quer rever toda a legislação e a regulação da telefonia



O senador João Ribeiro (PFL-TO) defendeu nesta terça-feira (4) uma total revisão do sistema regulatório e da legislação das telecomunicações no Brasil porque, segundo ele, a expectativa gerada pela privatização resultou em uma grande frustração, pela ineficiência da agência reguladora do setor, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e pela omissão do governo federal.

- Gostaria de ver essa matéria sendo rediscutida aqui no Senado Federal, no Plenário e nas comissões apropriadas - disse.

Para João Ribeiro, o foco na legislação deve ser o aperfeiçoamento do atendimento ao usuário. -Depois de início promissor, os serviços se deterioraram, o atendimento ao público piorou, vieram então os aumentos abusivos de tarifas, que levaram à inadimplência e aos cortes no serviço, e o abuso que é a inclusão do nome dos consumidores inadimplentes nos cadastros de restrição ao crédito-, afirmou o senador.

Ribeiro informou que vai apresentar projeto de lei para proibir o uso de dados cadastrais de terceiros por pessoas físicas e jurídicas, a fim de impedir abusos como os que estão sendo cometidos pelas telefônicas. O senador disse que, ainda mais grave do que o descompasso entre os preços das tarifas e a má qualidade dos serviços, é a baixa qualidade do atendimento, tanto na operação do serviço quanto no encaminhamento dos problemas junto aos escritórios das concessionárias.



04/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Ribeiro pede cumprimento da legislação dos planos de saúde

João Ribeiro quer revisão do contingenciamento

João Ribeiro quer mais recursos do FNO para Tocantins

João Ribeiro quer participação do Congresso no debate sobre ensino público

João Ribeiro quer audiência pública para discutir exportações de carne

João Ribeiro quer campi de Guaraí e Colinas incorporados à Universidade Federal do Tocantins