José Jorge recomenda estímulo a investimento privado em saneamento
O presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), senador José Jorge (PFL-PE), recomendou nesta terça-feira (26), durante audiência pública com o ministro das Cidades, Olívio Dutra, que o governo dê maior ênfase à necessidade de participação do investimento privado na área de saneamento. Ele observou que as três esferas do setor público enfrentam dificuldades em sua capacidade de investimento e na obtenção de recursos que possam atingir as metas de universalização dos serviços.
José Jorge concordou com as posições do governo sobre a necessidade de se encontrar, com rapidez, um marco regulatório para possibilitar, o quanto antes, os investimentos privados nesse e em outros setores da economia, como o setor elétrico.
- Caso contrário, corre-se o risco de termos metas muito bem estruturadas, mas sem recursos para realizá-las. Assim, ficaremos na metade do caminho - ponderou o senador.
O senador Augusto Botelho (PDT-RR) cobrou urgência e prioridade aos investimentos nos serviços de saneamento, especialmente para as pessoas que vivem com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo. Ele contou sua experiência como médico no interior de Roraima e afirmou que a falta de água e de esgoto matam mais que o trânsito, pela transmissão de doenças como hepatite e febre tifóide.
- O saneamento é o setor de cuidado da vida da pessoa. Fico feliz em ver o agrupamento do setor em um só ministério. O planejamento abre a possibilidade de diminuição da taxas de mortalidade se os recursos forem bem aplicados. Mas fico triste em ver que vai levar 20 anos para que todos tenham acesso a água e a esgoto - disse Botelho.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou a experiência do orçamento participativo, durante a gestão do ministro Olívio Dutra na prefeitura de Porto Alegre e recomendou a implementação do conceito em âmbito federal.
26/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
JOSÉ JORGE PROPÕE ESTÍMULO A FONTES ALTERNATIVAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA
José Jorge recomenda que o novo governo não interfira no preço do petróleo
São José dos Campos recebe investimento de R$ 80,4 milhões em saneamento
José Jorge pede marco regulatório para setor de saneamento
Roberto Cavalcanti defende investimento privado nos portos
Para César Borges, MP inibe investimento privado