TUMA DESTACA PORTARIA DA RECEITA SOBRE CONTROLE ADUANEIRO



O senador Romeu Ruma (PFL-SP) informou que, através de portaria publicada no Diário Oficial de hoje (dia 24), a Secretaria da Receita Federal (SRF) estabeleceu as normas gerenciais de instalação de controle automatizado de vigilância aduaneira. Trata-se, a seu ver, de importante passo no contexto das relações de comércio internacional do país.

A portaria, conforme o senador, dispõe ainda sobre a execução de contrato de empréstimo firmado entre a Receita e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e estabelece as normas de gerenciamento do projeto em que os recursos serão aplicados.

Além da automação da vigilância aduaneira, o projeto da SRF financiado pelo BID abrange a implementação de infra-estrutura e rede de comunicação de dados e dos sistemas integrados de Informações Econômico-Fiscais (Sief) e de Comércio Exterior (Siscomex).

Romeu Tuma também registrou sua posição favorável, no âmbito da reforma previdenciária, à "possibilidade de a magistratura enviar um projeto ao Legislativo dispondo sobre a forma de aposentadoria a que os juízes farão jus". Na sua opinião, a Justiça deve ser prestigiada e, caso haja abuso ou privilégio, "o Legislativo os rejeitará".



24/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOÃO ROCHA DEFENDE CONTROLE ADUANEIRO

Tuma defende rompimento de lacre aduaneiro na inspeção de cargas

Ministério da Fazenda cria procedimentos especiais de controle aduaneiro

Receita revoga portaria sobre acesso a sigilos fiscais

Paim quer a revogação de portaria da Receita Federal que aumenta a tributação sobre vinhos nacionais

Tuma consulta PF e Receita sobre acusações contra Lobão Filho