JOÃO ROCHA QUER RIGOR PARA EMPRESAS AÉREAS



O senador João Rocha (PFL-TO) pediu medidas mais enérgicas do governo federal para obrigar as empresa aéreas a recolherem seus débitos junto aos cofres públicos. Ele considerou inadmissível que o poder público não cobre as dívidas tarifárias e não imponha qualquer punição pelo fato de essas empresas deixarem de prestar contas ao governo. Para o senador, as empresas aéreas enganam não só o governo, mas também o usuário, porque cobram por uma tarifa que não é recolhida aos cofres públicos.

- Trata-se de uma injustiça, de um absurdo, o tratamento privilegiado que as empresas aéreas gozam em nosso país - acentuou.

João Rocha denunciou o fato de as empresas não pagarem suas dívidas e continuarem operando. Segundo disse, apesar de as leis preverem penas duras, como a suspensão das concessões dadas pelo poder público para essas empresas operarem, as penalidades não são aplicadas. Ele informou que até 4 de setembro deste ano, as empresas aéreas deviam aos cofres públicos R$ 347,4 milhões, sendo que deste total, R$ 218,8 milhões se referiam a dívidas vencidas, mas negociadas com acordo para pagar em 96 parcelas. "Um verdadeiro presente", definiu o senador.

- Quem se pode dar o luxo de deixar de pagar aos cofres públicos e não apenas ficar impune, mas também ser premiado? - indagou.

João Rocha ressaltou o fato de o dinheiro não pago representarjustamente os recursos que faltam para construir, manter e modernizar os aeroportos brasileiros. Como providência para mudar essa situação, ele lembrou que apresentou projeto de lei determinando multa de 10% para as tarifas não recolhidas, além de juros de mora de 1% ao mês, calculados sobre o valor da tarifa corrigida monetariamente.



27/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ROCHA QUER PRORROGAR PRAZO PARA TRANSFORMAÇÃO DE CLUBES EM EMPRESAS

ROCHA QUER PRORROGAR PRAZO PARA TRANSFORMAÇÃO DE CLUBES EM EMPRESAS

Camata quer empresas aéreas estrangeiras operando no mercado interno

Paulo Octávio quer mais participação de capital estrangeiro em empresas aéreas

JOÃO ROCHA QUER OBRIGAR BC A PRESTAR CONTAS AO TCU

JOÃO ROCHA QUER MAIS SEGURANÇA NOS VÔOS