JOÃO ROCHA RESSALTA URGÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO



Ao ressaltar a urgência da implantação de um projeto brasileiro de ciência e tecnologia, o senador João Rocha (PFL-TO) afirmou que no próximo milênio somente terão peso político as nações que dominarem o conhecimento. "Não é por acaso que os Estados Unidos, o grande poder hegemônico dos dias de hoje, são responsáveis por 35% das pesquisas científicas do mundo inteiro", destacou.

Para João Rocha, os esforços do ministro da Ciência e Tecnologia, Israel Vargas, para ultrapassar a marca histórica de 1% do PIB em investimentos científicos e tecnológicos representam uma vitória. "Mas o Brasil precisa de mais, porque questões como a seca do Nordeste, a produtividade agrícola, a indústria eletrônica, o aproveitamento dos recursos minerais, bem como a produção de medicamentos, têm suas soluções diretamente ligadas a pesquisas científicas", lembrou.

O senador pelo Tocantins afirmou que, pela primeira vez, o Brasil está conferindo ênfase mais adequada à ciência e à tecnologia. "Em vários programas e recursos, as empresas privadas estão incluídas em parceria com o governo. Durante 1998, o ministério continuará a executar as metas do PPA (Plano Plurianual de Atividades) pretendendo atingir, no próximo ano, o patamar de 1,5% do PIB em dispêndios nesses dois setores fundamentais ao crescimento sustentado do país".

Ao finalizar, João Rocha afirmou que dominar a ciência e a tecnologia que dela deriva é, hoje, um imperativo para as nações que quiserem se manter soberanas e autodeterminadas. "Às demais, restará o caminho da servidão aos que deterão as chaves dos cofres do conhecimento. Pode parecer que estou pintando um quadro com tintas negras em excesso, mas estou convencido de que não haverá espaço para um Brasil verdadeiramente independente, se ele não tiver acesso ao saber atualizado".



29/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Investimento em desenvolvimento tecnológico supera R$ 100 milhões

Projeto de Roseana estimula desenvolvimento tecnológico

CE examina regulamentação do fundo de desenvolvimento científico e tecnológico

CE APROVA FUNDO PARA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DAS TELECOMUNICAÇÕES

Evento debate desafios do desenvolvimento tecnológico no setor farmacêutico

Alckmin assina projeto de lei de incentivo à pesquisa e desenvolvimento tecnológico