Jobim destaca grande comparecimento às eleições



Ao analisar os resultados da eleição deste domingo, o ministro Nelson Jobim, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ressaltou o grande comparecimento de eleitores às urnas e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação.

Até as 21 horas deste domingo (6), informou o ministro, o índice de abstenção era de 17,36% - bem inferior aos 21,47% registrados nas eleições de 1998. Se menos eleitores deixaram de comparecer às seções eleitorais, acrescentou, por outro lado aumentou bastante o total de brasileiros aptos a votar: de 106 milhões há quatro anos, para 115 milhões nesta eleição.

O presidente do TSE registrou ainda, em entrevista concedida durante o processo de apuração dos votos, o sucesso do processo de votação paralela em urnas sorteadas, por meio do qual as planilhas do tribunal são comparadas às dos partidos políticos. Ele afirmou que houve absoluta coincidência entre os dados obtidos pelo TSE e pelos partidos.

- Como temos afirmado, o nosso sistema tem segurança absoluta. Voto votado é rigorosamente voto apurado - disse Nelson Jobim.

Até as 20 horas deste domingo, 5.198 urnas eletrônicas tiveram de ser substituídas durante o processo de votação em todo o país. O problema atingiu 1,62% das seções eleitorais, porcentagem considerada ìnexpressiva pelo presidente do TSE. Apenas 325 seções, acrescentou, precisaram recorrer ao voto manual.

O grande teste desta eleição, na opinião de Jobim, foi a utilização de máquinas eletrônicas que, além de registrar os votos eletronicamente, ainda os imprimem para eventual conferência futura. Ocorreram problemas em 541 módulos de impressão e em 625 urnas acopladas a esses módulos.

A utilização das impressoras, ainda em fase experimental, esteve entre as causas que atrasaram a conclusão da votação neste ano, especialmente no Distrito Federal. Também contribuíram para as longas filas verificadas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, segundo o presidente do tribunal, o número de algarismos a serem digitados pelos eleitores e a superlotação de algumas seções eleitorais, que não poderiam ser subdivididas por falta de espaço físico. Mesmo com os atrasos provocados pelas filas, no entanto, Jobim anunciou que a apuração poderia ser concluída até o início da madrugada desta segunda-feira (7).




06/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eleições de 2002 terão cabine indevassável, anuncia Jobim

Jobim sugere mudanças nas regras para voto em trânsito e no uso de sites nas eleições

Reforma processual será o grande debate no primeiro semestre de 2005, diz Jobim

Demóstenes: PT foi o grande perdedor nas eleições municipais

Dilma foi a grande vitoriosa nas eleições municipais, diz Lídice da Mata

Amazonas, Pernambuco e Rio Grande do Norte adotam Lei Seca nas eleições 2012