Jonas Pinheiro alerta para crise da agropecuária nacional



Ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (4), o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) alertou os senadores para a "grave crise da agropecuária nacional". O senador afirmou que, tanto no Mato Grosso quanto em outros estados, as dificuldades do setor estão aumentando cotidianamente. Jonas Pinheiro destacou que tal crise causa "efeitos danosos" nas economias de pequenos municípios de Rondônia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso.

VEJA MAIS

Da tribuna, o senador lembrou que, há semanas, produtores de seu estado realizam manifestações e protestos em busca de atenção do governo federal. Jonas Pinheiro elogiou os produtores rurais de outros estados que aderiram aos protestos. O senador exemplificou que apenas a Ferrovias Norte Brasil (Ferronorte), por falta de produtos para transportar até o Porto de Santos, está diminuindo suas atividades e deixando de exportar cerca de 20 mil toneladas de soja por dia. De acordo com o senador, outro dos problemas é a acentuada e persistente queda do dólar frente ao real, o que faz os preços dos produtos da agropecuária serem reduzidos.

- As receitas obtidas pelos produtores nesta safra não estão sendo suficientes para cobrir os custos de produção. Em conseqüência, o endividamento dos produtores rurais se agrava, eles estão mergulhados em um clima de desespero - afirmou o senador.

Jonas Pinheiro reiterou seu apelo para que o governo Luiz Inácio Lula da Silva "avalie mais detidamente a crise que abate o setor agropecuário" e pediu medidas urgentes para aliviar a crise do setor. Em apartes, os senadores Ramez Tebet (PMDB-MS), Leonel Pavan (PSDB-SC), César Borges (PFL-BA), Rodolpho Tourinho (PFL-BA) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) elogiaram o pronunciamento do colega mato-grossense.

Tebet frisou que Jonas Pinheiro sempre teve como bandeira a defesa do campo brasileiro e reclamou da ausência de uma política para o setor. Pavan pediu que o presidente da República reavalie a política agrícola do país. Tourinho sublinhou que o estado da Bahia também enfrenta crise no setor agrícola, porém com dois agravantes: as "péssimas condições" das rodovias federais no estado e a seca da região.



04/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro manifesta confiança em novo ministro da Agricultura, mas alerta para crise no setor

Jonas Pinheiro volta a reivindicar medidas federais para agropecuária

Política agropecuária precisa do veterinário, diz Jonas Pinheiro

Jonas Pinheiro participa de seminário sobre pesquisa agropecuária

JONAS PINHEIRO: DECISÃO DA OIE TRAZ NOVA FASE À AGROPECUÁRIA

César Borges destaca defesa de Jonas Pinheiro das causas ligadas à agropecuária