Política agropecuária precisa do veterinário, diz Jonas Pinheiro



O desempenho do médico veterinário e o pleno reconhecimento da sua importância são vitais para a definição e o desenvolvimento da política agropecuária do país, segundo defendeu nesta quinta-feira (dia 6) o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT). Ele anunciou a comemoração, no próximo dia 9, do Dia do Médico Veterinário, que encerrará uma semana de eventos de promoção daquela categoria.

Jonas Pinheiro, que também é médico veterinário, disse que o Brasil possui atualmente um rebanho de cerca de 160 milhões de cabeças de gado bovino, 40 milhões de suínos, 18 milhões de eqüinos, 12 milhões de ovinos e 10 milhões de caprinos. Além disso, frisou, o país é detentor do segundo maior parque industrial avícola do mundo, obtendo ainda destaque na indústria pesqueira. Esses números, prosseguiu o senador, mostram a importância do papel que o veterinário brasileiro tem a desempenhar.

Recentemente, o país viveu dois grandes problemas que exigiram a presença e a opinião abalizada dos médicos veterinários - a acusação canadense de que a carne brasileira teria o problema da vaca louca e a reincidência da febre aftosa na região Sul. Graças, em grande parte, ao desempenho daqueles profissionais, o Brasil superou os dois problemas, lembrou Jonas Pinheiro.

Em aparte, o senador Pedro Ubirajara (PMDB-MS) cumprimentou Jonas Pinheiro pela oportunidade do pronunciamento e pelo que tem feito em benefício do desenvolvimento agropecuário dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

06/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro: Brasil precisa contestar na OMC política de subsídios dos EUA

JONAS PINHEIRO LEMBRA DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

Jonas Pinheiro participa de seminário sobre pesquisa agropecuária

JONAS PINHEIRO: DECISÃO DA OIE TRAZ NOVA FASE À AGROPECUÁRIA

Jonas Pinheiro alerta para crise da agropecuária nacional

Jonas Pinheiro volta a reivindicar medidas federais para agropecuária