Jonas Pinheiro apela à Casa Civil por regulamentação da lei do sistema nacional de sementes e mudas



Em alerta sobre o risco de paralisação do processo brasileiro de fiscalização e certificação de sementes e mudas, o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) apelou nesta segunda-feira (14) à Casa Civil da Presidência da República para que apresse a regulamentação da Lei 10.711, aprovada em agosto do ano passado para disciplinar esse assunto.

O parlamentar observou que, decorridos 300 dias da aprovação da norma, que deveria ser regulamentada em 90 dias, o país ainda está num vácuo legal nesse assunto, pois a lei que o disciplinava anteriormente foi revogada. Ele alertou para a paralisação de todo o processo de fiscalização e certificação de sementes e mudas, apontando ainda os prejuízos para esse setor de produção.

- Enfrentamos a paralisação de todo o processo de fiscalização e certificação de sementes e mudas. E isso é muito ruim para o país. Um país que quer encontrar mercado e cuidar da sanidade de sua agricultura está sem uma regulamentação nesse assunto e iniciando uma nova safra.

Peritos federais agrários

No mesmo discurso, Jonas Pinheiro destacou a importância das atribuições legais do perito federal agrário para pedir, via projeto de lei do Executivo, a correção dos valores do vencimento básico dessa carreira para níveis coerentes com a política de remuneração das demais carreiras estruturadas do serviço público. Ele também pediu que o valor da Gratificação de Desempenho de Atividade desse perito seja corrigida para até 30% do vencimento básico.

De acordo com o parlamentar, o impacto orçamentário dessa correção será de R$ 53,7 milhões/ano, valor irrisório se comparado ao impacto orçamentário de R$ 1.124 milhões/ano que ocorrerá em decorrência da reestruturação dos cargos das auditorias federais e da alteração do pro labore das carreiras da Advocacia Geral da União (AGU) e dos procuradores e defensores públicos, conforme já proposto pelo governo por meio de projeto de lei (PLC 3.501/04).

Em defesa dos vencimentos dos peritos agrários, Jonas Pinheiro disse que a relevância social do programa de reforma agrária é indiscutível e mencionada como um dos principais compromissos do governo federal. Ele pediu que se considere o mérito das atribuições legais do peritos federais agrários nesse processo, assim como seu papel de executor de uma atribuição constitucional da União.



14/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova criação do Sistema Nacional de Sementes e Mudas

JONAS PINHEIRO DEFENDE LEI ESPECÍFICA PARA SEMENTES

Jonas Pinheiro defende liberação de sementes geneticamente modificadas

PROJETO DE JONAS PINHEIRO VISA GARANTIR QUALIDADE DE SEMENTES

PROJETO DE JONAS PINHEIRO VISA GARANTIR QUALIDADE DE SEMENTES

Jonas Pinheiro apela por renegociação de dívidas rurais