Jonas Pinheiro aplaude firmeza da posição brasileira em Cancún



Na qualidade de observador do Senado na rodada Cancún da Organização Mundial do Comércio (OMC), o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) aplaudiu nesta segunda-feira (15) a firmeza da posição brasileira à frente do Grupo dos 22 (G-22) países em desenvolvimento, mas admitiu que não houve avanços nas negociações.

Apesar do relatório final ter frustrado o G-22, -a presença magnífica do Brasil impediu que houvessem retrocessos-, conforme o senador.

- É verdade que os Estados Unidos e a União Européia sequer discutiram as emendas apresentadas pelos países em desenvolvimento, para diminuir seus subsídios agrícolas e abrandar as taxações violentas sobre nossas exportações. Mas também é verdade que impedimos que temas como serviços e obras públicas avançassem - observou.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou a realização de uma sessão especial da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na quinta-feira (18), para que os três senadores que participaram das negociações, Heráclito Fortes (PFL-PI), João Maranhão (PMDB-PB) e o próprio Jonas Pinheiro, possam fazer uma exposição sobre os trabalhos da rodada Cancún.



15/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro diz que carne brasileira é orgulho nacional

Senadores elogiam competência de delegação brasileira em Cancún

Pedro Simon elogia coragem da delegação brasileira em Cancún

Mercadante critica protecionismo dos ricos e elogia postura brasileira em Cancún

TIÃO VIANA APLAUDE POSIÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE CONTRA DISCRIMINAÇÃO A AIDÉTICOS

Jonas Pinheiro é homenageado na CDH