TIÃO VIANA APLAUDE POSIÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE CONTRA DISCRIMINAÇÃO A AIDÉTICOS



O senador Tião Viana (PT-AC) aplaudiu a "forma firme e inequívoca" com que o Ministério da Saúde condenou dois casos recentes de discriminação a portadores do vírus da Aids: o de uma menina recusada por uma escola particular no Rio de Janeiro e da liminar judicial mantendo a exigência do teste de HIV para candidatos aos quadros das Forças Armadas.
- A posição do ministério representa uma atitude de vanguarda de uma instituição pública, por ser clara e contundente, sem recorrer a subterfúgios de linguagem - disse.
Tião Viana leu a nota oficial do coordenador Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e de Aids, do Ministério da Saúde, Paulo Roberto Teixeira, afirmando que a discriminação aos portadores do HIV dificulta a prevenção, aumenta a vulnerabilidade da população e compromete a qualidade de vida dos portadores do vírus, afastando-os do convívio social e da produtividade. "O ministério espera que a Justiça brasileira avance ainda mais para que fatos como estes não voltem a ocorrer", finaliza a nota.
O senador lamentou que as Forças Armadas continuem a exigir teste negativo de HIV para ingresso em suas fileiras, quando tantos pareceres técnicos e científicos já comprovaram não ser este teste negativo um indicador confiável de aptidão para qualquer atividade profissional. Tião Viana lembrou, também, já ter a medicina moderna provado que a Aids não se transmite na convivência social. Segundo Tião Viana, o preconceito contra os doentes portadores de HIV representa um fato que agride esses brasileiros, comprometendo sua qualidade de vida.
- Não podemos, ainda, dar o grito da cura da Aids, mas certamente podemos condenar, com veemência, qualquer manifestação de discriminação contra eles - concluiu.

08/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana vê "inampização" do Ministério da Saúde

TIÃO VIANA DIZ QUE MINISTÉRIO DA SAÚDE DEVE GARANTIR ADIÇÃO DE IODO AO SAL

TIÃO VIANA CONTESTA DADOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE SOBRE VACINAÇÃO

Projeto de Tião Viana obriga Ministério da Saúde a prestar contas sobre o SUS

Tião Viana estranha a criação de outra comissão no Ministério da Saúde para combater a hepatite

Arthur Virgílio aplaude discurso de Tião Viana