Jonas Pinheiro apresenta projeto que permite rescalonamento de dívidas já negociadas pelos estados



O senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) apresentou, nesta quinta-feira (20), projeto que altera resolução do Senado (43/01) para possibilitar que os estados emitam títulos de dívidas públicas, com o propósito de amortizar ou quitar dívidas renegociadas com a União. A medida prorroga o pagamento dos débitos em 30 anos, com carência de seis anos.

O estado do senador, Mato Grosso, atualmente paga 15% de toda a sua receita líquida mensalmente e deve um total de R$ 5,3 bilhões da sua dívida consolidada, conforme afirmou.

Em defesa da sua proposição, Jonas Pinheiro lembrou que Mato Grosso vem cumprindo com rigor a Lei de Responsabilidade Fiscal e, assim como outros estados na mesma condição, depende de um novo rescalonamento do seu passivo, o que permitirá a liberação de recursos utilizados na amortização das dívidas para aplicação em infra-estrutura e em crescimento.

Jonas Pinheiro explicou que seu projeto atende uma reivindicação do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, que vem discutindo com o governo a possibilidade de uma proposta nesse sentido ser adotada com urgência.

- Por se tratar de reestruturação de dívida pública, conforme prevê a resolução do Senado, a operação deve ter a aprovação da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e do Senado Federal. Após essas aprovações, a operação de lançamento de títulos no mercado internacional de capitais será coordenada pelo Banco do Brasil e a garantia aos investidores será assegurada pela receita orçamentária estadual - concluiu.



20/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas Pinheiro apresenta proposta que permite reescalonamento de dívidas estaduais

JONAS PINHEIRO APRESENTA PROJETO DE RESOLUÇÃO

CCJ analisa projeto que permite cobrança de ICMS pelos estados produtores de derivados de petróleo e de energia elétrica

CAE aprova projeto que permite a estados e municípios com dívidas de administração indireta contratar empréstimos

Jonas Pinheiro apela por renegociação de dívidas rurais

Jonas Pinheiro anuncia pacote de renegociação das dívidas rurais